Dia do Estatístico – 2012

Em comemoração ao Dia do Estatístico, nesta sexta-feira, 01/06/2012, na sala S309/ICE, o Departamento de Estatística irá promover o evento “Dia do Estatístico – Pratas da Casa”, com palestras de ex-alunos do curso de Bacharelado em Estatística. Confira a programação!

18:00hs – Abertura

18:10hs – Iago Carvalho Cunha: Pesquisa de opinião com os moradores do entorno da Mata do Krambeck sobre a criação do Jardim Botânico.

18:40hs – Víctor Basílio Faria: Aplicação a Estatística em Testes de Sistemas.

19:10hs – Luís Gustavo Silva e Silva: Novas Ferramentas para Visualização Georreferenciada de Dados: Uma integração entre R e Google Maps (Earth).

19:40hs – Prof. Marcel de Toledo Vieira: Entrega do Prêmio “Mérito Acadêmico em Amostragem 2012”.

20:00hs – Coffee-Break

Local: Instituto de Ciências Exatas – UFJF

Sala S309

Os palestrantes são nossos ex-alunos do curso de Bacharelado em Estatística, atualmente atuando no mercado de trabalho ou fazendo pós-graduação.

Iago Carvalho Cunha (Técnico-Administrativo em Educação – UFJF)

Esta pesquisa foi realizada através de um procedimento amostral nos meses de julho, agosto e setembro de 2011 e tinha a intenção de observar principalmente a opinião dos moradores, sobretudo dos chefes de família, do entorno da Mata do Krambeck em relação à criação do Jardim Botânico pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O número de ruas considerado foi de 18, sendo que 10 pertencem ao bairro Eldorado e 8 ao bairro Santa Terezinha. Como não possuíamos um cadastro dos domicílios para a realização do sorteio amostral, uma equipe foi enviada ao local para a realização da contagem de domicílios, totalizando 1001 domicílios. O procedimento amostral utilizado para seleção dos domicílios foi estratificado simples sem reposição com alocação proporcional ao tamanho, onde as ruas representam os estratos. O tamanho da amostra foi definido em 280 pela limitação financeira e devido a arredondamentos, o tamanho da amostra final foi de 286 domicílios. Durante a pesquisa de campo, cada domicílio foi visitado tantas vezes fossem necessárias para encontrar o chefe do domicílio presente, acarretando em 76 revisitas por este motivo. Após a coleta dos dados, foi feita uma análise de consistência e conferência em 3 questionários selecionados aleatoriamente de cada entrevistador acarretando na revisitação de 32 domicílios.

Aplicação da Estatística em Testes de Sistemas

Victor Basílio Faria (Analista – empresa Accenture)

Determinados sistemas existem cargas de testes muito grandes, demorando cerca de 3 horas pra serem executadas. O objetivo desta apresentação é mostrar como ferramentas de Estatística auxiliam na redução desse tempo de execução das tarefas e quais estratégias são utilizadas.

Luis Gustavo Silva e Silva (Mestrando do Programa de Pós-Graduação – UFMG)

A análise estatística dos dados pode não ser uma tarefa muito simples. Portanto, novas técnicas para simplificar e melhorar o processo de análise tem sido propostas nos últimos anos. A visualização de dados é uma técnica que tem sido bastante pesquisada. Segundo Friedman (2008), o principal objetivo da visualização de dados é transmitir a informação de forma clara e objetiva utilizando meios gráficos. Enfatiza também que a para transmitir ideias efetivamente, tanto a forma estética quanto as necessidades funcionais precisam estar equilibradas, promovendo a compreensão de um conjunto de dados, comunicando seus principais aspectos de uma forma mais intuitiva.

Nesta apresentação pretendo demonstrar algumas funcionalidades entre o R e o Google para criação de mapas interativos utilizando APIs do Google Maps, APIs do Google Vis dentro do ambiente R.