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Luis Alberto Rocha Melo

Graduado em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade (1991, Rio de Janeiro), Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (2006, Niterói), e Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2011, Niterói). Professor Associado do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição na qual leciona desde 2011. É líder do Grupo de Pesquisa Historiografia Audiovisual, com projetos de pesquisa financiados pela Fapemig e pelo CNPq. Atualmente desenvolve a pesquisa “Subsídios para uma Historiografia Audiovisual: o acervo do Setor de Rádio e Televisão da Embrafilme (1976-1980)”, que conjuga pesquisa histórica, organização de acervo e realização audiovisual, com financiamento da Fapemig. Tem experiência e atua, desde 1987, nas áreas de pesquisa em história e historiografia do cinema brasileiro e em direção, roteiro e montagem em cinema e audiovisual. Dentre os filmes que dirigiu, destacam-se “O Cangaceiro da Moviola” (2022), “Cinebiogravura” (2017), “Um homem e seu pecado” (2016) e “O Galante rei da Boca” (2004). É autor do livro “Alinor Azevedo e o cinema carioca” (Belo Horizonte: UFMG, 2022), publicação derivada da dissertação de mestrado defendida na UFF, e autor de dois capítulos no livro em dois volumes “Nova História do cinema brasileiro” (org.: Fernão Ramos e Sheila Schvarzman, São Paulo: SESC, 2018).

E-mail: rocha.melo@ufjf.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8204578732983408