
Professora Adjunta IV do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD/UFJF). Coordenadora da Linha de Pesquisa Estudos do Lúdico Digital – Ciberludens, do grupo Histórias Interativas: estudo e projeto de ludonarrativas (UFJF). Pesquisadora do Laboratório de Comunicação, Lúdico e Cognição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CiberCog/Uerj). Membro fundadora e Ex-Conselheira da divisão brasileira da Digital Games Research Association – DiGRA, ex-membro do Steering Committee do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames e do Comitê Científico do Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil – ConFAEB. Membro do Conselho Editorial das revistas Intexto (UFRGS) e Brazilian Creative Industries Journal (Universidade Feevale). Graduada em Comunicação Social hab. Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2006), Mestre e Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj (2008, 2016). Suas experiências profissionais incluem trabalhos em projetos de design gráfico, web design, assessoria de Comunicação, e exposições artísticas.
Publicações importantes:
BETTOCCHI, E. ; KLIMICK, C. ; PERANI, L. Can the Subaltern Game Design? An Exploratory Study About Creating a Decolonial Ludology Framework Through Ludonarratives. In: Proceedings of the 2020 DiGRA International Conference: Play Everywhere. Tampere: DiGRA, 2020. DOI: https://doi.org/10.26503/dl.v2020i1.1218
PERANI, L. Playing for serious reasons: brief notes on the influence of games in early HCI history. In: BIGL, Benjamin; STOPPE, Sebastian. (Org.). Playing with Virtuality: Theories and Methods of Computer Game Studies. 1ed. Frankfurt: Peter Lang, 2013, v. 1, p. 101-113.
REGIS, F.; PERANI, L. Comunicação e entretenimento na cibercultura: repensando as articulações entre lúdico, cognição e tecnologia. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 13, p. 1-16, 2010. DOI: https://doi.org/10.30962/ec.482
E-mail: leticia.perani@ufjf.br