
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF), onde também atua como pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UFJF). Formada em Jornalismo pela Faculdade de Minas, especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestre em Comunicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCom/UFJF).
Realizou cursos de formação complementar no Brasil, Espanha e Alemanha, abrangendo métodos digitais, coleta de dados, Python, divulgação científica, repositórios de dados de pesquisa, cultura de fãs, transmídia e ficção seriada.
É co-coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual (UFJF/UAlg), pesquisadora da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática (Red Alfamed), da Rede Brasileira de Pesquisadores de Ficção Televisiva (Obitel Brasil), sendo vice-coordenadora da Equipe UFJF. Membro do Grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática da Universidade Federal de Juiz de Fora, da Association of Internet Researcher e da FNS Latina, ligada à rede internacional Fan Studies Network (FSN).
Pesquisa os processos de produção e consumo da ficção seriada, cultura digital, práticas da cultura de fãs e literacia midiática. Atualmente, participa de projetos de pesquisa voltados à função pedagógica da ficção seriada, à complexidade narrativa, à produção e circulação de conteúdos em plataformas digitais, aos métodos digitais e às práticas da cultura de fãs. Integra projetos de extensão voltados para o desenvolvimento da competência midiática audiovisual em crianças e adolescentes. Além da realização de oficinas, são produzidos materiais didático-pedagógicos sobre temas como audiovisual, transmídia, entre outros. Em 2024, integrou a equipe organizadora da Mostra Science Film Festival Brasil em Juiz de Fora, que visitou diversas escolas com a exibição de animações voltadas ao público infantojuvenil sobre preservação e sustentabilidade ambiental.
E-mail: daianasigiliano@gmail.com