Fechar menu lateral

2a Edição

A segunda edição foi realizada na Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho De Magalhães, contando com a participação de estudantes de 12 a 14 anos, matriculados no 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. Ao todo, 9 alunos participaram, sendo 7 meninos e 2 meninas. A seguir, serão detalhadas as oficinas realizadas e os materiais utilizados.

Aula 1: Introdução ao Computador

Data: 27 de setembro de 2023

Na primeira oficina, os alunos tiveram uma aula introdutória ao computador. Eles aprenderam sobre os componentes principais, incluindo o gabinete, monitor, mouse e teclado. Além disso, exploraram o funcionamento de navegadores, como acessar páginas web, e alguns atalhos úteis do teclado que facilitarão suas interações com o computador no dia a dia.

Aula 2: Sobre o Projeto e Introdução ao Scratch

Data: 4 de outubro de 2023

Nessa oficina, os alunos receberam uma introdução ao projeto e foram apresentados ao Scratch, uma ferramenta de programação visual. Eles aprenderam sobre seus principais elementos e, ao final da aula, foram desafiados a jogar o jogo Flip 3D no Scratch.

Aula 3: Lógica de Programação

Data: 18 de outubro de 2023

Nessa aula, os três primeiros colocados do desafio da aula anterior foram premiados com brindes. Após a premiação, os alunos aprenderam sobre lógica de programação e desenvolveram um algoritmo para a troca de uma lâmpada, consolidando o aprendizado de conceitos básicos de lógica e algoritmo.

Aula 4: Roteiro e Escrita de Jogos

Data: 25 de outubro de 2023

Nessa aula, finalizamos as atividades práticas da aula anterior e introduzimos os conceitos de condicionais e sensores. Em seguida, discutimos roteiro e escrita de jogos, explicando os elementos essenciais e o processo de desenvolvimento. Os alunos preencheram um formulário com detalhes sobre os jogos que planejam desenvolver.

Aula 5: Programação no Scratch

Data: 1 de novembro de 2023

Nessa oficina, os alunos trabalharam com conceitos como variáveis e gravidade para fazer o personagem pular. Eles também praticaram a criação de funções, estruturas condicionais e de repetição, além de aprofundarem o uso de variáveis.

Aulas 6, 7 e 8: Práticas

Datas: 8, 22 e 29 de novembro de 2023

Nessas aulas práticas, os alunos aplicaram os conceitos aprendidos para desenvolver seus próprios jogos. Desde a idealização do roteiro até a programação, eles puderam colocar em prática o que foi aprendido ao longo das oficinas.

Aula 9: Mostra de Jogos

Data: 6 de dezembro de 2023

No último encontro, os alunos apresentaram seus jogos finalizados para os colegas e professores. A oficina foi encerrada com uma confraternização, onde houve a entrega dos certificados de participação e um lanche especial.