A segunda edição foi realizada na Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho De Magalhães, contando com a participação de estudantes de 12 a 14 anos, matriculados no 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. Ao todo, 9 alunos participaram, sendo 7 meninos e 2 meninas. A seguir, serão detalhadas as oficinas realizadas e os materiais utilizados.
Aula 1: Introdução ao Computador
Data: 27 de setembro de 2023
Na primeira oficina, os alunos tiveram uma aula introdutória ao computador. Eles aprenderam sobre os componentes principais, incluindo o gabinete, monitor, mouse e teclado. Além disso, exploraram o funcionamento de navegadores, como acessar páginas web, e alguns atalhos úteis do teclado que facilitarão suas interações com o computador no dia a dia.
Aula 2: Sobre o Projeto e Introdução ao Scratch
Data: 4 de outubro de 2023
Nessa oficina, os alunos receberam uma introdução ao projeto e foram apresentados ao Scratch, uma ferramenta de programação visual. Eles aprenderam sobre seus principais elementos e, ao final da aula, foram desafiados a jogar o jogo Flip 3D no Scratch.
Aula 3: Lógica de Programação
Data: 18 de outubro de 2023
Nessa aula, os três primeiros colocados do desafio da aula anterior foram premiados com brindes. Após a premiação, os alunos aprenderam sobre lógica de programação e desenvolveram um algoritmo para a troca de uma lâmpada, consolidando o aprendizado de conceitos básicos de lógica e algoritmo.
Aula 4: Roteiro e Escrita de Jogos
Data: 25 de outubro de 2023
Nessa aula, finalizamos as atividades práticas da aula anterior e introduzimos os conceitos de condicionais e sensores. Em seguida, discutimos roteiro e escrita de jogos, explicando os elementos essenciais e o processo de desenvolvimento. Os alunos preencheram um formulário com detalhes sobre os jogos que planejam desenvolver.
Aula 5: Programação no Scratch
Data: 1 de novembro de 2023
Nessa oficina, os alunos trabalharam com conceitos como variáveis e gravidade para fazer o personagem pular. Eles também praticaram a criação de funções, estruturas condicionais e de repetição, além de aprofundarem o uso de variáveis.