A segunda etapa da coleta de dados compreendeu a aplicação de questionário contendo questões relativas a adesão e ao uso de EPI por profissionais no combate à pandemia da COVID-19 e os fatores de risco relacionados.
Os participantes da segunda etapa da pesquisa foram todos os profissionais de saúde da Atenção Primária a Saúde e profissionais vinculados a programas de residência na área da saúde do Brasil.
Os dados começaram a ser coletados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora (CEP/UFJF) e após a finalização da primeira etapa do estudo, com as adequações devidas ao questionário.
A coleta deu-se a partir de questionário estruturado autoaplicável, contendo questões norteadoras do estudo, elaborado no KoBoToolbox, ferramenta de acesso gratuito.
O link para acessar o questionário foi enviado para os profissionais por e-mail pessoal e/ou institucional e/ou por meio de aplicativos de smartphones. Foi feito contato e solicitação de apoio das instituições que oferecem Programas de Residência na área da saúde, Secretarias de Estado de Saúde, Superintendências Regionais de Saúde, bem como Secretarias de Saúde Municipais para envio do convite eletrônico aos profissionais para participar da pesquisa.
Além disso, foi solicitada a divulgação da pesquisa com o link de acesso ao questionário nos sites dos conselhos de classe e solicitado ao participante que contribuísse na divulgação da pesquisa encaminhando o link do questionário para outros profissionais.
E, por fim, foram utilizadas redes sociais para divulgação da pesquisa e link para acesso ao questionário.