A pesquisa atende às determinações da Resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde, que estabelece diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora, tendo CAAE de nº. 30933220.7.0000.5147 e parecer de nº. 4.210.759, que podem ser comprovado através do site da Plataforma Brasil.
Os participantes serão identificados por código numérico e não será coletado dado nominal e nem endereço. Tal procedimento impede a quebra do sigilo e oferece proteção à confidencialidade das informações. Não haverá nenhum tipo de remuneração para participação na pesquisa.
Os indivíduos que concordarem participar do estudo terão acesso a um TCLE online, que especifica os objetivos do estudo, esclarecendo como é a participação, quais são os riscos e benefícios relacionados com a pesquisa. Os participantes só terão acesso ao questionário de coleta dos dados caso marque a opção concordo no TCLE. Todos os participantes terão acesso a cópia do TCLE (Clique Aqui) em que consta o telefone e o endereço do pesquisador principal e do CEP/UFJF, podendo sanar as dúvidas sobre o projeto e sobre a sua participação a qualquer momento.
A participação não será obrigatória. A recusa não acarretará nenhum prejuízo à relação com o pesquisador ou com a instituição. As informações obtidas através dessa pesquisa são confidenciais e será assegurado o sigilo sobre a participação.