Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EPD026 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Planejamento: ferramentas e técnicas. O que é planejamento estratégico: “quando”, “como”, “por que”, e “para que” fazer planejamento estratégico. Métodos de planejamento: Análise ambiental e o modelo das 5 Forças de Michael Porter. Estratégias de Competição e posicionamento competitivo. Missão, Visão e Valores. Matriz de Produtos e Mercados. Auxílio à decisão através de árvores de decisão e utilidade conjunta. Formulação de estratégias: Objetivos estratégicos, planos estratégicos. Expectativas de desempenho. Indicadores de desempenho, expectativa de crescimento e retorno. Planejamento de implantação do planejamento Estratégico. Fatores críticos de Sucesso e Questões Críticas.
- Planejamento: ferramentas e técnicas. O que é planejamento estratégico: “quando”, “como”, ”por que”, e “para que” fazer planejamento estratégico.
- Métodos de planejamento: Análise ambiental e o modelo das 5 Forças de Michael Porter.
- Estratégias de Competição e posicionamento competitivo.
- Missão, Visão e Valores.
- Matriz de Produtos e Mercados.
- Auxílio à decisão através de árvores de decisão e utilidade conjunta.
- Formulação de estratégias: Objetivos estratégicos, planos estratégicos.
- Expectativas de desempenho. Indicadores de desempenho, expectativa de crescimento e retorno.
- Planejamento de implantação do planejamento Estratégico. Fatores críticos de Sucesso e Questões Críticas.
- Gestão Estratégica: BSC- Balanced scorecard. Definições, critérios para implantação.
- Exemplos práticos de mapas estratégicos.
- OKR’s e indicadores sintetizados do BSC.
- Estratégias emergentes.
- Estratégia do Oceano azul, PGEM (Paradigmas estratégicos de gestão da manufatura), Modelo VRIO.
- Planejamento Estratégico Situacional.
PORTER, M. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústria e da concorrência. 2a ed. Campus Editora,2006.
BARNEY, J.B.; HESTERLY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Pearson Editora. 2011.
SNELL, A. ; BATEMAN, T. Administração: O novo cenário Competitivo. 2a ed., Atlas Editora, 2006.
STONER, J. A. ; FREEMAN, R. Administração. 5a ed. .LTC Editora, 1999.
PORTE, M. Vantagem Competitiva. 35a ed. Campus Editora, 1990.
Voltar