Fechar menu lateral

Pontos turísticos de JF

Juiz de Fora é um município localizado na Zona da Mata de Minas Gerais. Sua população estima-se em 567.730 habitantes em 2025, posicionando-se como o quarto mais populoso do estado mineiro. O clima de Juiz de Fora é caracterizado tropical de altitude, com chuvas concentradas no verão e temperatura média anual em torno dos 19 °C.  Para o lazer, a cidade oferece uma variedade de pontos turísticos, que vão de museus e teatros a centros ecológicos voltados ao contato com a natureza.

 

Museu Mariano Procópio

Foto: Carlos Mendonça/Visite Museus

O museu Mariano Procópio foi o primeiro museu de Minas Gerais e possui o segundo maior acervo do império no Brasil. O acervo contém mobiliários e objetos da família imperial e importantes obras de arte brasileiras e estrangeiras. A Villa Ferreira Lage, conhecida popularmente como Castelinho, foi construída no ano de 1861 para receber o Imperador Dom Pedro II e a família imperial na primeira visita à cidade de Juiz de Fora. Além das obras do acervo, é possível apreciar de forma imersiva os ambientes da casa, que foram remontados com móveis e objetos originais da época em que a Villa foi construída.

A entrada no museu é gratuita e os visitantes também podem aproveitar as áreas externas do parque, que são extensas e contam com uma grande riqueza natural.

 

Horário de funcionamento:

-Parque: de terça a domingo: 8h às 17h

-Museu: de terça a domingo: 9h às 16h

Endereço: R. Mariano Procópio, 1100 – Mariano Procópio, Juiz de Fora – MG, 36035-090

 

Mais informações em: https://www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/patrimonio/historico/museu_procopio.php

 

Jardim Botânico

Foto: Gabriela Maciel/UFJF

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) integra um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica em área urbana do Brasil, a Mata do Krambeck. Mais de 500 espécies vegetais já foram identificadas na área do Jardim, entre plantas nativas, ornamentais, populações raras ou em extinção, como pau-brasil e ipê roxo. Este fragmento florestal secundário, fruto de regeneração, é ainda um importante abrigo para a fauna local, possui nascentes e contribui para a regulação de diversos serviços ambientais, com o microclima da região.

O visitante poderá trocar saberes e compreender os usos, as relações ecológicas e as dimensões culturais que envolvem um dos biomas mais ameaçados do Brasil. O público possui à disposição trilhas, roteiros com finalidade de educação ambiental, bromeliário e o orquidário. Além disso, o jardim possui como atrativos o Laboratório Casa Sustentável, a Casa-sede com três galerias de arte, a Casa de Educação Ambiental e a Trilha do Mel.

 

Horário de funcionamento: 

-De terça à domingo: 8h às 17h

Endereço: R. Cel. Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha, Juiz de Fora – MG, 36045-500

 

Mais informações em: https://www2.ufjf.br/jardimbotanico/

 

Cine-Theatro Central

Foto: Pró-reitoria de cultura/UFJF

Fundado em 1929, o Cine-Theatro Central encontra-se na lista dos dez teatros mais belos do país, conhecido como o coração da cidade. Construído em um período de efervescência cultural e econômica, o Cine-Theatro Central se estabeleceu no centro da cidade, transformando-se em um marco da arquitetura eclética e espaço de grande versatilidade de atividades, incluindo, em sua trajetória, cinema, música, teatro, dança, congressos, solenidades e palestras. Com uma grande carga histórica, entrar no Cine-Theatro Central é como voltar no tempo, onde é possível apreciar suas pinturas internas e acabamentos originais em estilo Art Déco.

Sua programação de eventos está sempre atualizada no perfil @cinetheatrocentral, porém também é possível visitar o teatro em uma visita guiada que acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 12h (último horário de entrada às 11h20) e das 14h às 17h (último horário de entrada às 16h20), bem como aos sábados, das 9h às 12h (último horário de entrada às 11h20). A visitação dura em torno de 40 minutos e o roteiro pode ser adaptado aos diferentes grupos.

 

Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-150

 

Mais informações em: https://theatrocentral.com.br/

 

Mirante Morro do Cristo

Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

O Morro do Cristo oferece uma das melhores vistas panorâmicas da cidade de Juiz de Fora. O ponto está a 930 metros de altitude e, além da vista, possui um grande valor ecológico, com encostas revestidas de vegetação heterogênea, com árvores de vários portes e estágios vegetativos diversos. Instalado no topo do morro está a estátua do Cristo Redentor, inaugurada em 1906. O lugar também conta com uma cantina para compra de lanches, um parque para crianças e uma loja de presentes com venda de sorvetes.

Para chegar até o espaço, é necessário passar pelo condomínio Chalés do Algarve e pelo Chalés do Imperador. Depois é só seguir em frente até chegar ao mirante.

 

Horário de funcionamento:

-Todos os dias, incluindo feriados: 7h às 21h

Endereço: Rua Engenheiro Gentil Forn, no Bairro Serro Azul/ São Pedro

 

Parque Lajinha

Foto: Tribuna de Minas

O Parque Natural Municipal da Lajinha é reconhecido como Unidade de Conservação da Natureza e sua floresta nativa é uma das áreas remanescentes da Mata Atlântica. O parque possui um lago extenso e oferece trilhas de dificuldade diversa para os visitantes. Possui parquinho para crianças, jardins e um campo aberto que pode ser usado para prática de esportes. É um local calmo e relaxante, perfeito para se conectar com a natureza.

 

Horário de funcionamento:

-Terça a domingo: 8h às 17h

Endereço: Av. Deusdedith Salgado – Teixeiras, Juiz de Fora – MG, 36033-590

 

Mais informações em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/sesmaur/meio_ambiente/parque_lajinha/

 

Mercado Municipal

Foto: Juliana Netto/g1

O mercado municipal é um dos locais mais buscados de Juiz de Fora. No primeiro piso, encontram-se bancas de hortifrúti, condimentos, laticínios, vinhos, peixarias e açougues, além de lojas de embalagens, e produtos regionais. No anexo térreo fica o Centro de Referência do Artesanato, com mais de 20 expositores que vendem peças em cerâmica, bordados, crochê e outros produtos feitos à mão por artistas locais. No segundo piso funcionam bares, lanchonetes e restaurantes com diferentes estilos de culinária, de comida mineira a lanches artesanais.

O espaço abriga duas galerias de artes, a Galeria Nívea Bracher, em homenagem a uma das maiores pintoras da cidade e irmã do artista Carlos Bracher, e o Mercado Cultural AICE – Arte de Inventar Coisas Especiais, dedicado à memória do rapper MC Aice, referência na cena hip-hop local.

 

Horários de funcionamento:

Comércio em geral:

-Segunda a sexta: 8h às 19h

-Sábado: 8h às 14h

-Domingo: 8h às 13h

Centro de Referência do Artesanato:

-Segunda a sexta: 9h às 19h

-Sábado: 9h às 14h

-Domingo: 9h às 13h

Área gastronômica:

-Segunda a sexta: 11h às 22h

-Sábado: 11h às 22h

-Domingo: 11h às 18h

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 188 – Centro, Juiz de Fora – MG, 36010-110

 

Museu Ferroviário

Foto: Acervo Setur-MG/Carlos Mendonça

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora foi criado com a finalidade de preservar, estudar e estimular a valorização do conjunto de objetos que representam a Memória Ferroviária da cidade. Possui um acervo de mais de 400 peças, incluindo mobiliário, instrumentos de trabalho e de comunicação, livros técnicos, fotografias, equipamentos científicos, louças e miniaturas que constituem ambientes cenográficos e painéis. Na área externa estão duas locomotivas a vapor originais e as exposições incluem uma reprodução do trem em miniatura e dos trilhos por onde passava, além de uma extensa coleção de relógios antigos. É um local excelente para conhecer as origens e a evolução da ferrovia, bem como seu impacto nos aspectos sociais e econômicos a partir do século XIX, no Brasil e em Juiz de Fora.

 

Horário de funcionamento:

-Segunda à sexta: 09h às 12h – 13h às 17h

-Sábado: 09h30 às 12h – 13h às 17h

Endereço: Av. Brasil, 2001 – Centro, Juiz de Fora – MG, 36060-010

 

Mais informações em: https://www.pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/mf/index.php

 

Parque Halfeld

Foto: Secretaria de Turismo/PJF

Localizado na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld, o Parque Halfeld é considerado ponto de encontro e espaço de lazer e cultura, sendo a praça com o maior número de monumentos da cidade. O local é aberto para visitação durante todo o dia, e é um ótimo local para se conectar com a natureza em meio à movimentação do centro da cidade. Possui bancos, uma quadra de esportes, um parquinho para crianças e uma fonte com peixes.

 

Endereço: R. Halfeld, 882-960 – Centro, Juiz de Fora – MG, 36015-510

 

Parque Municipal

Prefeitura de Juiz de Fora/JF turismo inclusivo

O parque municipal de Juiz de Fora reúne áreas arborizadas, quadras esportivas, piscinas e é uma ótima opção para visitantes de todas as idades. O local conta com quatro campos de futebol, quatro quadras, um ginásio poliesportivo coberto, dois bosques, três parques infantis, salão de jogos, parque aquático, dois restaurantes, quatro churrasqueiras, pista de caminhada e estacionamento.

Há também opções de visitas guiadas oferecidas para escolas, instituições e turistas. Os grupos têm limite de 50 pessoas, com entrada de terça a sexta, às 8h30, 9h, 13h30 ou 14h.

Os agendamentos são feitos pelos telefones (32) 3241-6532 / 3690-3655 ou pelo e-mail parquemunicipaljf@gmail.com.

 

Horário de funcionamento: 

-Terça a domingo: 8h às 17h (entrada até 16h)

Endereço: Rua do Contorno, s/n, Bairro Nova Califórnia

 

Mais informações em: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/secom/parque-municipal/index.php