A tabela as seguir apresenta todas as disciplinas com vagas disponíveis para os discentes do Curso OPÇÃO 2º CICLO CIÊNCIAS EXATAS – ENGENHARIA COMPUTACIONAL(65AB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no período letivo atual. Os horários e os docentes responsáveis por cada disciplina podem ser consultados clicando na turma desejada.
Ressalta-se que o Curso de Engenharia Computacional da UFJF é ofertado em período integral, com aulas de segunda a sexta-feira, podendo ocorrer nos turnos matutino (8h às 12h), vespertino (14h às 18h) ou noturno (19h às 23h), conforme estabelecido na grade curricular.
Plano de Ensino
Disciplina: FIS124 - FÍSICA IB
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE
Ementa
Créditos: 4
Pré-requisitos: Cálculo I (MAT154) e Física IA (FIS123)
Disciplina voltada para alunos com notória dificuldades na aprendizagem de Física que busca, através de métodos de ensino com engajamento ativo - como resolução de exercícios, realização de pequenos experimentos ou simulações com a participação efetiva dos alunos - facilitar o ensino-aprendizagem em Mecânica de Sistemas de Partículas.
Pré-requisitos: Cálculo I (MAT154) e Física IA (FIS123)
Disciplina voltada para alunos com notória dificuldades na aprendizagem de Física que busca, através de métodos de ensino com engajamento ativo - como resolução de exercícios, realização de pequenos experimentos ou simulações com a participação efetiva dos alunos - facilitar o ensino-aprendizagem em Mecânica de Sistemas de Partículas.
Conteúdo
1. Trabalho de uma Força.
2. Conservação de energia.
3. Elementos de cálculo integral.
4. Sistemas de partículas.
5. Elementos de álgebra linear.
6. Colisões.
7. Simetrias de translação e rotação.
8. Produto vetorial.
9. Cinemática e dinâmica dos corpos rígidos.
2. Conservação de energia.
3. Elementos de cálculo integral.
4. Sistemas de partículas.
5. Elementos de álgebra linear.
6. Colisões.
7. Simetrias de translação e rotação.
8. Produto vetorial.
9. Cinemática e dinâmica dos corpos rígidos.
Bibliografia
HALLIDAY, D. e RESNICK, R.; KRANE, K. Fundamentos de Física. 8ª ed. vol. 1. Mecânica. Rio de Janeiro: LTC, 1991. ISBN 9788521616054.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. 2ª ed. vol. 1. Mecânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.
SEARS & ZEMANSKY. Física I. vol 1. 12ª ed. São Paulo: Pearson, s/d. ISBN 9788588639300.
NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. 2ª ed. vol. 1. Mecânica. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.
SEARS & ZEMANSKY. Física I. vol 1. 12ª ed. São Paulo: Pearson, s/d. ISBN 9788588639300.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
Edward F, Redish, Problem Solving and the Use of Math in Physics Courses, World View on Physics Education, Delhi, 2005.
Barbara J. Duch, Susan E. Groh, and Deborah E. Allen. “The Power of Problem-Based Learning: A Practical "How To" for Teaching Undergraduate Courses in Any Discipline”. Cap. 21. Stylus, Sterling, Virginia (2001).
Barbara J. Duch, Susan E. Groh, and Deborah E. Allen. “The Power of Problem-Based Learning: A Practical "How To" for Teaching Undergraduate Courses in Any Discipline”. Cap. 21. Stylus, Sterling, Virginia (2001).