A tabela as seguir apresenta todas as disciplinas com vagas disponíveis para os discentes do Curso OPÇÃO 2º CICLO CIÊNCIAS EXATAS – ENGENHARIA COMPUTACIONAL(65AB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no período letivo atual. Os horários e os docentes responsáveis por cada disciplina podem ser consultados clicando na turma desejada.
Ressalta-se que o Curso de Engenharia Computacional da UFJF é ofertado em período integral, com aulas de segunda a sexta-feira, podendo ocorrer nos turnos matutino (8h às 12h), vespertino (14h às 18h) ou noturno (19h às 23h), conforme estabelecido na grade curricular.
Plano de Ensino
Disciplina: DCC174 - INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE
2- Compreendendo e Conceitualizando a Interação - Entendendo o Espaço do Problema; Modelos Conceituais; Dos Modelos Conceituais ao Design Físico.
3- Fatores Humanos em IHC - A Psicologia da interação Humano-Computador; Processamento de Informação no Homem.
4- Comunicação Humano-Computador - Engenharia Cognitiva; Modelos de Design de Software; Engenharia de Usabilidade; O uso de Guidelines em Design; Metáforas no Design de Interfaces; Design Baseado em Cenário; Design Participativo; Métodos Etnográficos em Design de Interface; Semiótica em Sistemas.
5- Avaliação de Interfaces - Objetivos da Avaliação; Inspeção de Usabilidade; Avaliação Heurística; Percurso Cognitivo; Teste de Usabilidade.
ROCHA, H. V.; BARANAUSKAS, C. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano-Computador. NIED/UNICAMP, 2003.
SHNEIDERMAN, B.; PLAISANT, C.; COHEN, M.; JACOBS, S. Designing the User Interface: Strategies for Effective Human-Computer Interaction. 5th Edition. Addison Wesley, 2009.
NIELSEN, J. Projetando websites. Campus, 2000. 416 p.
NIELSEN, J.; LORANGER, H. Usabilidade na WEB: Projetando Websites com Qualidade. Elsevier Editora, 2007.
PREECE, J.; YVONNE, R.; HELEN, S. Design de Interação: Além da interação homem-computador. Bookman, 2005.
RUBIN, J.; CHISNELL, D.; SPOOL, J. Handbook of usability testing: how to plan, design, and conduct effective tests. New York: Wiley, 2008. 384p.