Fechar menu lateral

Corpo Docente

Plano de Ensino

Disciplina: UNI012 - ITALIANO INSTRUMENTAL III

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO UNIVERSALIZACAO

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Objetivos Gerais:
Fornecer aos alunos estratégias das quais se tornarão aptos para a compreensão da língua italiana, visando ao desenvolvimento progressivo, sobretudo da habilidade de leitura e aquisição das estruturas básicas da língua com aplicação de conhecimento gramaticais e lexicais, envolvendo o aluno em situações cotidianas da comunicação.
3º Módulo: textos originais de cunho mais específico

1. Objetivos:
- técnicas de resumo, resenha, fichamento, referência bibliográfica
- revisão de qualquer ponto que se faça necessário

2. Gramática:
2.1. Superlativo relativo
2.2. Aggettivo indefinito 'Qualche'
2.3. Pronomi personali combinati
2.4. 'Molto' usato come aggettivo e avverbio
2.5. Numerali cardinali
2.6. 'Si' passivantelocuzione preposizionale 'Oltre a'
2.7. Verbi; -imperativo
-uso degli ausiliari
-pronominale al passato
-condizionale
-forma passiva
-passaggio dal discurso diretto al discorso indiretto
-avere + da + infinito

2.8. Conectores; -proposizioni interrogative indirette

3. Avaliação:
. três provas escritas
. média: 6.0

3. atividades Facultativas
. música
. trechos de filmes
. exercícios de fixação
. jogos
Dicionários

-II nuovo Zingarelli – Vocabolario della Lingua Italiana – 11 ediziona bologna 1993

-Dicionário de Italiano / Português. Porto, 1989

Gramáticas

-CHIUCHIÚ, A., MINCIARELLI, F., SILVESTRINI, M. In Italiano – corso
MULTIMEDIALE di lingua e civiltà a livello elementare e avanzato – 3 ed. Perugia; 1995

-PORRU, M., GALEFFI, E. MARIA. Impariamo I'Italiano – 2 ed. Salvador;
UFBA, 1987. v. 1,2,3.

-KATERINOV, K., BORIOSI KATERINOV, M.C., BERRETINI, L., DI GREGORIO,
P., ZAGANELLI, G. Sì, parlo italiano – Milano; 1980

-FALCINELLI, M., SERVADIO, B. Leggere e Oltre – Testi autentici per stranieri
Livello intermedio. 3 ed. Perugia; 1996

Voltar