Plano de Ensino
Disciplina: UNI007 - ESPANHOL INSTRUMENTAL I
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO UNIVERSALIZACAO
Ementa
Objetivos Gerais:
Fornecer aos alunos estratégias das quais se tornarão aptos para a compreensão da língua espanhola, em nível básico, visando ao desenvolvimento progressivo, sobretudo da habilidade de leitura e, em nível complementar, da auditiva, escrita e oral.
Fornecer aos alunos estratégias das quais se tornarão aptos para a compreensão da língua espanhola, em nível básico, visando ao desenvolvimento progressivo, sobretudo da habilidade de leitura e, em nível complementar, da auditiva, escrita e oral.
Conteúdo
1º Módulo: textos originais de assuntos diversos
1. Objetivos:
- Desenvolvimento das estratégias; skimming e scanning
- Tipos de textos
- Organização textual
- Formatação de cada tipo de texto
- Palavras cognatas, opacas e transparentes
- Dedução de palavras e assuntos do texto por meio de descontextualizaçao
- Inferência em nível semântico
- Dispositivos de coesão textual
2. Gramática:
2.1.La ecentuación
2.2.El alfabeto
2.3.Adjetivos: gentilicos, color, religión y cualidade
2.4.Artículos; determinados, inderteminados
2.5.Pronombres; - Interrogativos variables y invariables
- de Tratamiento
- Relativos adjetivos y adverbiales
2.6.Conectores; - Oraciones subordinadas causales
- Oraciones adversativas
- Oraciones subordinadas condicionales
- Oraciones interrogativas indirectas
2.7.Adverbios; de Tiempo, de Lugar, de Afirmación, de Negación, de Duda, de Modo, de Cantida.
2.8.Verbos; - Presente de indicativo
- Pretérito imperfecto de indicativo
- Pretérito indefinido de indicativo
- Futuro de indicativo
- Pretérito perfecto de indicativo
- Imperativo positivo y negativo
- Condicional
2.9.Preposiciones; a, de, en, ya, todavía, aún
2.10.Numerales; - Cardinales (hora, fecha, cantidad, precio, teléfono)
- Multiplicativos
- Porcetanje
3. Avaliação:
. três provas escritas
. média: 6.0
4. atividades Facultativas
. música
. trechos de filmes
. exercícios de fixação
. jogos
1. Objetivos:
- Desenvolvimento das estratégias; skimming e scanning
- Tipos de textos
- Organização textual
- Formatação de cada tipo de texto
- Palavras cognatas, opacas e transparentes
- Dedução de palavras e assuntos do texto por meio de descontextualizaçao
- Inferência em nível semântico
- Dispositivos de coesão textual
2. Gramática:
2.1.La ecentuación
2.2.El alfabeto
2.3.Adjetivos: gentilicos, color, religión y cualidade
2.4.Artículos; determinados, inderteminados
2.5.Pronombres; - Interrogativos variables y invariables
- de Tratamiento
- Relativos adjetivos y adverbiales
2.6.Conectores; - Oraciones subordinadas causales
- Oraciones adversativas
- Oraciones subordinadas condicionales
- Oraciones interrogativas indirectas
2.7.Adverbios; de Tiempo, de Lugar, de Afirmación, de Negación, de Duda, de Modo, de Cantida.
2.8.Verbos; - Presente de indicativo
- Pretérito imperfecto de indicativo
- Pretérito indefinido de indicativo
- Futuro de indicativo
- Pretérito perfecto de indicativo
- Imperativo positivo y negativo
- Condicional
2.9.Preposiciones; a, de, en, ya, todavía, aún
2.10.Numerales; - Cardinales (hora, fecha, cantidad, precio, teléfono)
- Multiplicativos
- Porcetanje
3. Avaliação:
. três provas escritas
. média: 6.0
4. atividades Facultativas
. música
. trechos de filmes
. exercícios de fixação
. jogos
Bibliografia
. Diccionarios
Diccionario SALAMANCA de la lengua española. Madrid; Santillna, 1996
Dicionário Brasileiro Espanhol-Português Português-Espanhol. 2 ed. São Paulo; oficina de textos
BIGNOTTI, João. Dicionário Visual Espanhol. São Paulo, Ciência e Arte Editora, 1999
COLL, Josep., Gelabert, Maria José., MARTINELL, Emma. Diccionario de gestos con sus giros más usuales. Madrid: Edelsa, 1990
.Gramáticas
ALVES, Adda-Nari M., MELLO, Angélica. Mucho – Español para brasileños. São Paulo: Moderna, 2001
GONZÁLEZ HERMOSO, A., CUENOT, T. R., SÁCHES ALFARRO, M.. Gramática de español lengua extranjera – normas, recursos pra la comunicación. 3 ed. Madrid: Edelsa, 1995
GONZÁLEZ HERMOSO, A.. Cunjugar es fácil en español – de España y América. 2 ed. Madrid: Edelsa, 1997
GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁCHES ALFARRO, M.. Español lengua extranjera – curso práctico nivel 1. 2 ed. Madrid: Edelsa, 1995
GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁCHES ALFARRO, M.. Español lengua extranjera – curso práctico nivel 2. Madrid: Edelsa, 1994.
GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁCHES ALFARRO, M.. Español lengua extranjera – curso práctico nivel 3. Madrid: Edelsa, 1994
Diccionario SALAMANCA de la lengua española. Madrid; Santillna, 1996
Dicionário Brasileiro Espanhol-Português Português-Espanhol. 2 ed. São Paulo; oficina de textos
BIGNOTTI, João. Dicionário Visual Espanhol. São Paulo, Ciência e Arte Editora, 1999
COLL, Josep., Gelabert, Maria José., MARTINELL, Emma. Diccionario de gestos con sus giros más usuales. Madrid: Edelsa, 1990
.Gramáticas
ALVES, Adda-Nari M., MELLO, Angélica. Mucho – Español para brasileños. São Paulo: Moderna, 2001
GONZÁLEZ HERMOSO, A., CUENOT, T. R., SÁCHES ALFARRO, M.. Gramática de español lengua extranjera – normas, recursos pra la comunicación. 3 ed. Madrid: Edelsa, 1995
GONZÁLEZ HERMOSO, A.. Cunjugar es fácil en español – de España y América. 2 ed. Madrid: Edelsa, 1997
GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁCHES ALFARRO, M.. Español lengua extranjera – curso práctico nivel 1. 2 ed. Madrid: Edelsa, 1995
GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁCHES ALFARRO, M.. Español lengua extranjera – curso práctico nivel 2. Madrid: Edelsa, 1994.
GONZÁLEZ HERMOSO, A., SÁCHES ALFARRO, M.. Español lengua extranjera – curso práctico nivel 3. Madrid: Edelsa, 1994
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
Não informado