Plano de Ensino
Disciplina: UNI001 - LINGUA INGLESA INSTRUMENTAL I
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO UNIVERSALIZACAO
Ementa
Primeiros contatos com a língua inglesa escrita. Apresentação das estratégias de leitura; skimming e scanning; tipos de textos; organização textual; formatação de cada tipo de texto; palavras cognatas, opacas e transparentes; dedução de palavras e assuntos do texto por meio de descontextualizaçao; inferência em nível semântico; dispositivos de coesão textual. Gramática: Posição mais recorrente dos constituintes da sentença; pronomes; posição dos objetivos; estruturas de presente; passado e futuro; verbos modais; formação de palavras; Advérbios; preposições; dispositivos de coesão textual: orações subordinadas; causais, adversativas, condicionas, interrogativas indiretas; comparativos de Adjetivos.
Conteúdo
Estratégias de leitura e compreensão de texto com a finalidade de tornar o aluno apto à compreensão da língua inglesa, visando ao desenvolvimento progressivo sobretudo da habilidade de leitura e aquisição das estruturas básicas da língua com aplicação de conhecimento gramaticais e lexicais, envolvendo o aluno em situações cotidianas da comunicação.
Bibliografia
1. SOUZA, Adriana G. Fiori; et al. Leitura em língua inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal, 2005.
2. FERREIRA, Telma Sueli Farias. Inglês Instrumental. Campina Grande: EDUEPB, 2010. 296 p.
2. FERREIRA, Telma Sueli Farias. Inglês Instrumental. Campina Grande: EDUEPB, 2010. 296 p.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
3. Artigos e textos variados, em inglês, publicados em periódicos nacionais e internacionais.