Fechar menu lateral

Bolsas e Apoios aos Discentes

A Coordenação de Assuntos Estudantis possui cinco modalidades de apoio estudantil:

  • Modalidade alimentação: o discente apoiado terá direito a refeições gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários da UFJF.
  • Modalidade auxílio-creche: o discente apoiado receberá concessão de auxílio financeiro para custeio parcial das despesas com creche de seus dependentes legais até seis anos incompletos.
  • Modalidade manutenção: o discente apoiado terá direito a: a) refeições gratuitas (café da manhã, almoço e jantar) nos restaurantes universitários da UFJF; b) transporte de ida e volta, durante o período letivo, entre o campus e o centro da cidade; c) o recebimento mensal de auxílio financeiro; e d) o desenvolvimento de 12 (doze) horas semanais em atividades sociopedagógicas em projetos da UFJF.
  • Modalidade moradia: recebimento mensal, em pecúnia, destinado ao discente oriundo de outra localidade. Essa modalidade é exclusiva para estudante que reside em Juiz de Fora em república, pensão e/ou residência familiar (de não parentes mediante pagamento de aluguel e cuja família não tenha casa própria em Juiz de Fora).
  • Modalidade transporte: o discente apoiado receberá vales-transporte mensalmente para deslocamento, durante o período letivo, de sua residência até o campus. A quantidade de vales-transporte é calculada em função da localização da residência e do comprovante de matrícula.

 

A Coordenação de Assuntos Estudantis disponibiliza também os seguintes serviços de apoio pedagógico e social:

  • Apoio pedagógico: tem por objetivo diminuir as deficiências pedagógicas, estimular e facilitar a permanência do estudante no curso e assessorar os alunos nas demandas didáticas e pedagógicas. O atendimento aos alunos acontece diariamente no horário das 12h00 às 18h00.
  • Atendimento psicossocial: tem por objetivo promover ações, de caráter orientador, encaminhador, avaliador, no campo psicológico. Este serviço tem a função de acolhimento e orientação. É um momento dedicado à escuta e reflexões das emoções diárias, buscando oferecer suporte e apoio do discente, e, quando necessário, o encaminhamento para outros serviços de atendimento. O atendimento acontece diariamente no horário de 09h00 às 12h00 e de 15h00 às 19h00.

Mais informações sobre os apoios discentes disponibilizados pela Coordenação de Assuntos Estudantis podem ser encontradas aqui.

 

As bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação através da Coordenação de Graduação são as seguintes:

  • Bolsa de Monitoria: O objetivo deste programa é despertar a vocação pelo magistério nos discentes, bem como promover a cooperação entre estes e os professores. As bolsas são oferecidas através de editais publicados pelos departamentos. Os candidatos devem ter sido aprovados na disciplina objeto da monitoria e terem disponibilidade de 12 horas semanais. O monitor tem direito de receber uma bolsa mensal.
  • Grupo de Educação Tutorial (GET): os alunos ligados ao GET (chamados de “getianos”) desenvolvem atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão sob a tutoria de um professor do curso, e com a colaboração de professores de diversos departamentos, com especial colaboração do MAC e do DCC . A seleção para bolsistas ocorre periodicamente, sendo feita pelo próprio GET. Mais informações podem ser encontradas na página do programa.
  • Bolsa de Treinamento Profissional: O Treinamento Profissional visa a participação em projetos acadêmicos práticos por graduandos relacionados às suas áreas de atuação profissional. Eles devem disponibilizar 12 horas semanais e serem aprovados em um processo seletivo estabelecido pelo professor responsável pelo programa, responsável pela publicação do edital da bolsa. Os alunos aprovados recebem mensalmente uma bolsa.

Mais informações sobre bolsas oferecidas pela Coordenação de Graduação podem ser encontradas aqui.

 

As bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa para a graduação são as seguintes:

  • Programa Qualidade Ambiental: tem por objetivo apoiar as iniciativas de professores da UFJF voltadas para projetos de pesquisa de todas as áreas do conhecimento, que visem contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, segurança, saúde, saneamento, transporte e bem-estar na UFJF.
  • BIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFJF: tem por objetivo inserir os graduandos nas diversas etapas da pesquisa científica, visando à formação diferenciada de recursos humanos qualificados. Com este Programa a UFJF investe na ampliação das oportunidades de inserção acadêmica nas atividades de pesquisa.
  • PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica CNPq/UFJF: objetiva, dentre outros, despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores, propiciar à instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação.
  • PROBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica FAPEMIG/UFJF: objetiva, dentre outros, desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pela pesquisa científica e tecnológica e complementar sua formação acadêmica, sob orientação de pesquisador experiente integrante de instituição de ensino e pesquisa sediada no estado de Minas Gerais.
  • PROVOQUE – Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da UFJF: Tem por objetivo proporcionar aos alunos de graduação a participação em projetos de pesquisa de forma voluntária (sem bolsa).

Em todos os casos de bolsas oferecidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa, cabe aos professores realizar a seleção dos bolsistas. Mais informações sobre estas bolsas podem ser encontradas aqui.