Atualmente, o curso de Engenharia Computacional possui três grades curriculares ativas, a antiga grade de 2009, a grade de 2018 que sofreu algumas alterações em 2022 e a grade mais atual do curso, que entrou em vigor no ano de 2023. Assim sendo, os fluxogramas com todos os detalhes sobre as disciplinas, pré-requisitos e toda a programação do curso, estão disponíveis para consulta:
Uma das principais características do curso de Engenharia Computacional é a flexibilidade curricular. A grade é formada, basicamente, por:
No caso da grade curricular de 2018, as disciplinas obrigatórias totalizam 2.520 horas e as disciplinas eletivas 420 horas. Compõem ainda os conteúdos curriculares as disciplinas complementares (300 horas), a disciplina ICE001 (30 horas), as atividades eletivas (120 horas), o estágio supervisionado (170 horas) e os trabalhos de síntese (Trabalho Multidisciplinar e Trabalho Final de Curso, no total de 240 horas).
Com relação à nossa grade curricular mais atual de 2023, as disciplinas obrigatórias totalizam 2.460 horas e as disciplinas eletivas 420 horas. Compõem ainda os conteúdos curriculares as disciplinas complementares (420 horas), a disciplina ICE001 (30 horas), as atividades eletivas (120 horas), o estágio supervisionado (170 horas) e os trabalhos de síntese (Trabalho Multidisciplinar e Trabalho Final de Curso, 60h cada,totalizando 120 horas). A partir dessa grade os alunos também deverão cumprir Atividades Curriculares de Extensão no total de 374h.
Mais detalhes podem ser encontrados na última versão do Projeto Pedagógico de Curso, atualizado em 2022, que é o principal documento que rege e orienta todas as atividades do Curso de Graduação em Engenharia Computacional.
Para a grade de 2023, deverão ser cumpridas no mínimo 10% da carga horária do curso, isto é, 374h de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) em qualquer uma das seguintes modalidades: Programa, Projeto, Cursos e Oficinas, Evento, Prestação de serviços, Disciplina extensionista e Programas especiais com interface extensionista. Estas modalidades estão definidas na Resolução 75/2022 – PROGRAD, artigos 8º e 9º. A oferta das atividades de extensão e o percurso dos(as) discentes na integralização das ACE serão analisadas pela Comissão de Acompanhamento das Atividades Curriculares de Extensão (CAEX).
O projeto de Universalização visa a oferta de cursos de Língua Estrangeira Instrumental e de Universalização de Informática para alunos da UFJF.
Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras ( P.U.)
Tem como objetivo oferecer competência de leitura em língua estrangeira, como Línguas Espanhola, Francesa, Inglesa e Italiana. A matrícula no Projeto de Universalização de Línguas Estrangeiras é realizada pelo aluno no SIGA. Se não houver disponibilidade de vagas, o aluno deverá ir diretamente à Faculdade de Letras, na sala 1114. Veja mais informações aqui.
Universalização da Informática (P.U.I.)
Proporciona a capacitação em diversas ferramentas computacionais. A matrícula no Projeto de Universalização da Informática é realizada pelo aluno no SIGA. Veja mais informações aqui.