Fechar menu lateral

Trancamento

Tipos de Trancamento

  • Trancamento de disciplina: o(a) estudante deixa de cursar uma ou mais disciplinas específicas.
  • Trancamento de curso: o(a) estudante interrompe temporariamente todas as atividades acadêmicas do semestre.

Prazos

  • Trancamento de disciplina: permitido até 40 dias após o início do semestre letivo.
  • Trancamento do curso: pode ser solicitado a qualquer momento, mas só é permitido a partir do 3º período(exceto por motivos de saúde).

Importante

  • O trancamento de curso não é automático para os semestres seguintes.
    Se o(a) estudante desejar continuar trancado(a), deve solicitar novo trancamento a cada início de semestre.
  • Não é permitido manter o curso trancado por mais de dois semestres letivos consecutivos.
  • O(a) discente reprovado(a) por infrequência, nota zero ou com registro de “SC” (sem conceito) em todas as disciplinas do semestre perde o direito ao trancamento de curso e à dilatação de prazo para a integralização.

Restrições

  • Alunos do 1º e 2º períodos não podem trancar curso ou disciplinas, salvo por motivos de saúde ou se estiverem cursando segunda graduação ou novo ciclo em ABI.
  • Cada disciplina pode ser trancada apenas uma vez.
  • Não é permitido trancar disciplina na qual o(a) estudante tenha sido reprovado(a) por nota zero ou falta.

Limite de Trancamento de Curso

  • Máximo de 3 períodos regulares ao longo do curso.
  • O tempo de trancamento conta para o prazo máximo de conclusão do curso.

Casos de Saúde

Nos casos de solicitação de trancamento ou tratamento excepcional por motivos de saúde, o processo deve ser aberto pela Coordenação do Curso, em formato sigiloso, contendo obrigatoriamente:

  • Requerimento do(a) discente devidamente preenchido e assinado;
  • Ofício da Coordenação solicitando a avaliação do trancamento ou tratamento excepcional, com indicação dos contatos de e-mail e telefone do(a) discente;
  • Atestado médico.

Após a abertura, o processo é encaminhado para a Secretaria da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que dará continuidade aos trâmites. A análise é realizada por órgão de saúde da UFJF, garantindo o sigilo das informações.

Como Solicitar

  • O pedido deve ser feito pelo sistema online da UFJF (SIGA).
  • O trancamento passa por análise e aprovação da coordenação do curso.

Tutorial para Solicitação de Trancamento de Período (Curso)

Segue abaixo o tutorial para realização do trancamento de período, sendo realizada pelo discente.

  1. Fazer login no SIGA 3 (azul) para a solicitação do trancamento de curso. Na tela inicial do SIGA, clicar no menu “Acadêmico”, escolher a opção “Aluno” e em seguida; “Trancamento”.
  2. Na tela “Trancamento”, após a conferência dos dados de matrícula, nome e semestre letivo, clicar na opção “Solicitar
    Trancamento Período”.
  3. Após a leitura das informações da tela, o(a) estudante deve marcar a opção que corresponde ao motivo de seu pedido de  trancamento e justificar no espaço em branco. Após, clicar na opção “Confirmar”.
  4. Contatar a coordenação do curso para continuidade dos trâmites.
  5. Após conversa com a coordenação do curso, ler as informações da tela e clicar a opção correspondente à decisão:
    ● “Confirmar solicitação de trancamento de período”
    ● “Cancelar solicitação de trancamento de período”
    Em seguida, clicar em “Enviar”.

Abaixo segue as ações realizadas pelo(a) coordenador(a) do curso, onde o mesmo realiza a confirmação do trancamento ou não do curso solicitado pelo discente. Após isso, o discente retorna para a página de trancamento onde confirma, ou não, do período.

  1. Após o recebimento da mensagem eletrônica de que há solicitação de trancamento do curso, acessar o SIGA 3 (azul) para verificação do pedido. Na tela inicial do SIGA, clicar no menu “Acadêmico”, escolher a opção “Coordenador(a)” e em seguida; “Solicitações de trancamento”.
  2. Na tela “Solicitação de Trancamento de Período” após a conferência dos dados e o agendamento com o(a) estudante para análise da solicitação, clicar no número de matrícula para abrir nova tela.
  3. Após a verificação da situação com o(a) estudante e análise dos encaminhamentos possíveis, marcar a opção “Declaro estar ciente da solicitação de trancamento feita pelo aluno(a)” e preencher o campo “Descrição do encaminhamento”. Após, clicar na opção “Confirmar”.
  4. Após o procedimento, o menu será reaberto para a decisão do(a) estudante.

Referência normativa

As regras acima estão baseadas no Capítulo XII do Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG/UFJF), versão consolidada em 28 de maio de 2025.
A versão completa está disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wp-content/uploads/sites/21/2025/05/RAG-consolidado-28-de-maio-de-2025.pdf