Prezados alunos,
Em primeiro lugar, gostaríamos de dar-lhes, em nome da coordenação do curso, as boas-vindas ao novo período letivo que se aproxima. Fazemos votos que todos tenham tido sucesso no período letivo que se encerrou e que estejam aproveitando ao máximo as férias.
Gostaríamos de aproveitar a proximidade do período de matrículas, previsto no calendário acadêmico da graduação para iniciar-se no dia 20/07, para dar as orientações de praxe. Solicito a todos que leiam com atenção.
a) Cabe aos discentes realizar a matrícula nas disciplinas desejadas. A CDARA só realiza a matrícula para os calouros. Nesta fase de matrículas só é possível efetivar matrícula em turmas com reserva de vagas para o nosso curso.
b) Até a véspera da matrícula, preparem sua grade horária, consultando as turmas e horários ofertados por cada departamento. Várias disciplinas apresentam alternativa de horário, em especial as oferecidas pelo DCC. Essa informação pode ser consultada nos planos departamentais 2019/3.
c) Por tratar-se de um curso em tempo integral, as vagas reservadas para nosso curso são, prioritariamente, alocadas nas turmas da manhã e da tarde. Algumas poucas vagas são alocadas para o período noturno, preferencialmente para atender aos repetentes.
d) A oferta das disciplinas é anual. No primeiro período letivo são ofertadas as disciplinas dos períodos ímpares da grade, e no segundo período são ofertadas as disciplinas dos períodos pares. Em alguns poucos casos existe oferta de disciplinas de períodos ímpares no segundo período letivo e de disciplinas de períodos pares no primeiro período. Contudo, isto é uma exceção, não a regra. Tenha em mente que a reprovação em uma disciplina implica em cursá-la novamente apenas no ano seguinte.
e) No caso de alunos que queiram cursar disciplinas da Universalização em Línguas (Inglês, Francês, Espanhol, Italiano, etc), façam a matrícula assim que o sistema abrir. Como as vagas são limitadas, e existe grande demanda, geralmente são as primeiras a esgotar.
f) Não tente se matricular em mais disciplinas do que consegue cursar. Lembre-se que uma disciplina de 4 horas semanais exige, em média, outras 2 horas de estudos por semana em casa. O trancamento de uma disciplina acarreta, na próxima tentativa em cursá-la, em ficar por último em uma lista de prioridades. Leve isso em consideração em seu planejamento.
g) Para os alunos que planejam se formar em 2019.3, lembrem-se de efetuar a matrícula em TCC II e Estágio. No caso de TCC II, a matrícula é efetuada no ajuste. Para isso preciso do SIAPE do professor orientador.
h) Para os alunos que planejam se formar em 2020.1, lembrem-se de efetuar a matrícula em TCC I. No caso de TCC I, a matrícula é efetuada no ajuste. Para isso preciso do SIAPE do professor orientador.
i) Para os alunos que estão mais adiantados no curso: teremos neste período algumas disciplinas de seminários e de tópicos que podem ser do interesse de vocês, e que divulgo a pedido dos respectivos professores:
Disciplina: DCC101 – SEMINÁRIO EM COMPUTAÇÃO V
Professor: Rodrigo Weber dos Santos
Ementa: Novas técnicas de machine learning e data science aplicadas a problemas da engenharia e modelagem computacional.
Conteúdo: Emuladores baseados em Gaussian Process, Polynomial Chaos Expansion, dentre outros. Métodos MCMC, SMC e similares. Classificadores clássicos. Aplicações em simulações numéricas, processamento de dados e imagens e geração de malhas e geometrias 3D.
Pré-requisitos: DCC008
Disciplina: DCC089 – TÓPICOS EM COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA I
Professores: Bárbara Quintela, Marcelo Lobosco e Ruy Freitas
Ementa: Imunologia Computacional
Objetivo: Visão geral do sistema imune. O sistema imune inato e adaptativo e seus modelos matemático-computacionais. Vacinas, câncer e seus modelos matemático-computacionais.
Pré-requisitos: DCC008
Disciplina: DCC138 – TÓPICOS EM LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
Professor: Igor Knop
Ementa: JavaScript com programação de jogos para o navegador
Objetivo: Serão revistos os fundamentos e técnicas mais modernas da linguagem e também como utilizar de alguns dos recursos do HTML5 para criação de jogos clássicos, como shot’em ups, side-scrollings, maze runners, plataforms e outros. Como o objetivo é a prática em programação, modelagem de dinâmicas e entender o funcionamento dos navegadores modernos, não serão utilizados frameworks. A disciplina é 100% prática e espera que você desenvolva protótipos de jogos e um projeto final. Atualmente ela conta com um acervo de mais de 190 trabalhos e exemplos de turmas anteriores para consulta.
Pré-requisitos: DCC119
j) Informações sobre o ajuste pela coordenação serão enviadas por e-mail em momento oportuno.
k) Por último, solicito novamente aos alunos que ainda não se inscreveram na lista de alunos da Engenharia Computacional (http://www.listas.ufjf.br/mailman/listinfo/engcompalunos-l) que o façam. A comunicação da coordenação com os discentes se dá preferencialmente por esta lista.
Atenciosamente,
Marcelo Lobosco/ Elson Toledo/ Claudio Franco