O projeto de uma nova universidade federal é um documento que define a identidade, os objetivos e as principais diretrizes da instituição de ensino. Ele serve como um guia estratégico que orienta as ações da universidade, abrangendo aspectos acadêmicos, administrativos, financeiros e sociais.
Neste estágio inicial, é importante destacar que ainda não há nenhum projeto para a nova universidade. Pelo contrário, o objetivo principal deste processo é a coleta de ideias e a participação ativa dos estudantes e de servidores para construir coletivamente o alicerce do projeto.
A ausência de um projeto predefinido representa uma oportunidade única para a comunidade acadêmica contribuir de maneira significativa na definição dos princípios norteadores, da visão e dos objetivos iniciais da instituição.
A estrutura do projeto de criação da nova universidade, delineado pela comissão gestora, destaca-se notavelmente em comparação aos projetos apresentados por instituições recentemente emancipadas. Esse diferencial é benéfico, ao proporcionar uma base consistente e abrangente, capaz de atender de forma mais completa às demandas e desafios específicos da nova instituição, incluindo diversos aspectos não contemplados nos projetos de outras instituições.
O projeto da nova instituição será organizado em eixos, cada qual representando pilares essenciais da universidade. Os eixos são divididos em sub-eixos, os quais são elementos mais específicos e detalhados, enriquecendo a visão global da universidade.
| Eixo | Subeixos |
|---|---|
| 1: Diagnóstico e Propósitos Institucionais | 1.1 Diagnóstico |
| Contexto histórico e geográfico do Vale do Rio Doce | |
| Demografia: povos originários, quilombolas, movimentos sociais do campo, da cidade e movimentos migratórios. | |
| Contexto socio-econômico e cultural | |
| Contexto Ambiental | |
| Contexto epidemiológico e assistencial em saúde | |
| Vocação Regional: Perspectivas, cenários e tendências da região | |
| Impacto e identidade do campus GV na região do Vale do Rio Doce | |
| 1.2 Propósito da nova universidade | |
| Missão | |
| Objetivos específicos | |
| Visão | |
| Valores | |
| 2 - Acadêmico | 2.1 Ensino |
| 2.2 Pesquisa | |
| 2.3 Extensão | |
| 2.4 Inovação | |
| 2.4 Assistência, inclusão e ações afirmativas | |
| 2.5 Internacionalização da Universidade | |
| 3 - Comunicação e Cultura | 3.1 Cultura |
| 3.2 Comunicação e imagem institucional | |
| 4 - Infraestrutura, Tecnologia da Informação e Sustentabilidade | 4.1 Sustentabilidade |
| 4.2 Infraestrutura necessárias | |
| 4.3 Tecnologia de informação | |
| 4.4 Segurança física e patrimonial | |
| 5: Gestão de Pessoas | 5.1 Gestão de pessoas |
| 5.2 Políticas de Saúde, Segurança e Bem-estar | |
| 5.3 Capacitação e qualificação de servidores | |
| 6: Gestão organizacional, Orçamento e Controle | 6.1 Governança, integridade, auditoria e controle |
| 6.2 Organograma | |
| 6.3 Avaliação institucional (CPA, avaliação de curso, etc.) | |
| 6.4 Ampliação do quadro de pessoal e gratificações | |
| 6.5 Orçamento necessário | |
| 6.6 Estrutura de gestão acadêmica (Institutos/faculdades, departamentos) | |
| 7: Expansão (após a consolidação da nova universidade) | 7.1 Planejamento administrativo e pedagógico para expansão da universidade. |
| 7.2 Expansão de cursos de graduação | |
| 7.3 Recursos humanos necessários para a expansão de cursos | |
| 7.4 Infraestrutura necessária para a expansão de cursos | |
| 8: Transição organizacional e Projeto de lei | 8.1 Anexo 1 – Planejamento estratégico para transição organizacional |
| 8.2 Anexo 2 – Projeto de lei |
Nos eixos e/ou subeixos, serão descritas as diretrizes norteadoras, as quais se referem aos princípios, orientações ou instruções que servirão como guia para a tomada de decisões ou ação no contexto da nova universidade. Essas diretrizes serão estabelecidas para orientar comportamentos, processos ou políticas de maneira consistente e alinhada com objetivos específicos da nova universidade. Assim, ao definir essas diretrizes, estabelecer-se-á uma identidade única para a universidade, alinhando seus valores com as necessidades da comunidade acadêmica e do contexto regional.