Fechar menu lateral

Histórico no campus GV

O diálogo sobre a criação de uma nova universidade federal no Vale do Rio Doce, com sede em Governador Valadares, a partir da separação do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi formalmente iniciado em 2 de novembro de 2019, durante uma sessão do Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (CONSU/UFJF). Naquela ocasião, foi instituída uma comissão para explorar a possível desvinculação do Campus de Governador Valadares (Campus GV), conforme a Portaria/SEI no 214, de 13 de fevereiro de 2020. Entretanto, em decorrência de várias circunstâncias, a comissão foi dissolvida para permitir a formação de uma nova.

 

Em cumprimento ao deliberado pelo Conselho Superior da UFJF, em 10 de junho de 2021, foi constituída pelo conselho gestor do campus Governador Valadares, uma comissão para a definição da “Metodologia de Debate” referente à possível emancipação do Campus Governador Valadares. Coube a essa comissão, apresentar ao Conselho Gestor do campus GV e ao  apresentar ao CONSU/UFJF uma proposta de metodologia para a discussão do tema.

 

A metodologia proposta, aprovada pelo CONSU/UFJF em 01 de fevereiro de 2022, havia definido a criação de uma comissão específica para a Condução do Debate (CCD). Em sequência, em 05 de maio de 2022, essa comissão foi instituída pelo Conselho Gestor do Campus GV, iniciando seus trabalhos imediatamente. Competia a ela a moderação imparcial dos debates, o agendamento e a organização de todos os grupos de discussão, bem como a elaboração de formulários, eventos e exposições conforme descrito na proposta de metodologia do debate aprovada pelo conselho superior.

 

As atividades da comissão desenvolveram-se a partir de 13 de maio de 2022, com a realização de eventos direcionados à comunidade interna e externa. Ao término do debate, o relatório elaborado foi apreciado e aprovado pelo conselho gestor do Campus Governador Valadares e pelo Conselho Superior da UFJF. Conforme os encaminhamentos apresentados pela CDD, em 19 de setembro de 2023, foi aprovada a criação de um grupo de trabalho por meio da Resolução nº 52/2023. Esse grupo visa elaborar o projeto político institucional para a possível emancipação do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares. Ainda por deliberação do conselho superior, a composição do grupo seguiu a metodologia adotada para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJF, abordando pelo menos os temas: identidade e vocações regionais, projeto de expansão de vagas e cursos, e gestão e governança institucional.

 

Posteriormente, em 25 de setembro de 2023, o conselho gestor do campus Governador Valadares definiu a composição e as atribuições da comissão gestora, assim como, da comissão executiva e dos grupos de trabalho responsáveis pela elaboração do projeto. Em 11 de outubro de 2023, foi instituída a comissão gestora; em 04 de novembro, a comissão executiva; e, em 29 de novembro de 2023, os grupos de trabalho. Estas comissões e grupos de trabalho, conforme definido pelo Conselho Gestor do campus GV, deverão encerrar as suas atividades até maio de 2024, conforme cronograma estabelecido pela comissão gestora.