Fechar menu lateral

Trabalho de Conclusão de Curso

Atenção: Considerando os dois Projetos Pedagógicos vigentes, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) terá regras diferentes dependendo do ano que o discente ingressou na universidade.

I –Trabalho de Conclusão de Curso – PPC 2010

II – Trabalho de Conclusão de Curso – PPC 2023

Etapas gerais para Elaboração do TCC

  1. Buscar a orientação de um(a) professor(a) do curso de Engenharia Elétrica na área de interesse para o desenvolvimento do trabalho.
  2. Solicitar matrícula na disciplina de TCC dentro dos prazo determinados pelo Calendário Acadêmico de Graduação,  utilizando o Formulário de Solicitação de Matrícula em TCC . A Coordenação orienta que o(a) discente procure o professor de sua preferência ou área de afinidade para solicitar sua orientação antes de preencher o formulário.
  3. Após a autorização do(a) prof(a) orientador(a), a Coordenação irá efetuar a matrícula na turma específica e abrirá um processo no SEI para tramitar todas as etapas desde a elaboração, defesa até o envio do documento final ao Repositório Institucional. Todo o processo é acompanhado pela Coordenação de Curso, a qual estará sempre disponível para o esclarecimento de dúvidas.
  4.  O(a) estudante deverá desenvolver o trabalho conforme o cronograma estabelecido no processo SEI correspondente pelo(a) prof.(a) orientador(a) e realizar a escrita do documento conforme as normas técnicas da ABNT e orientações emanadas pelo docente. Informações adicionais estão disponíveis em:
  5. O(a) estudante deferá realizar a defesa oral do trabalho diante da banca examinadora. Todas as informações referentes ao desenvolvimento, escrita e apresentação oral do trabalho deverão ser fornecidas pelo(a) prof(a) orientador(a).
  6. Em caso de aprovação, após eventuais retificações sugeridas pela banca, o(a) estudante deverá anexar no processo SEI correspondente a versão final do TCC em documento no formato PDF/A.
  7. O(a) estudante deverá assinar, via processo SEI correspondente, o Termo de Autorização para publicação no Repositório Institucional.
  8. O(a) Prof(a). Orientador(a) deverá lançar a nota final da disciplina somente após a completa tramitação do processo até a data final de lançamento de notas estabelecida pelo Calendário Acadêmico.

Todas as informações acima estão completas na Norma para Trabalho de Conclusão de Curso(abre em outra janela) 

Trabalhos recentes:

Disponibilizados via Repositório Institucional (abre em nova janela).