Trabalho de Conclusão de Curso – PPC 2010

Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial – PPC 2010 (abre em nova guia)

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do PPC-2010 é uma disciplina com 90 horas-aula e segue todas as orientações do RAG (Regimento Acadêmico da Graduação) da UFJF. Portanto o aluno deve receber uma nota de 0 a 100 pontos e, para ser aprovado, deve obter uma nota superior ou igual a 60 pontos.

A partir do período em faltar menos de 960 horas-aula em disciplinas para serem cursados para integralizar o seu currículo, o que ocorre geralmente após ele ter terminado o 7º período do curso, o aluno poderá se matricular na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso.

A Resolução 01/2009 do Colegiado do Curso de Engenharia Elétrica regulamenta o TCC, sendo que o colegiado do curso Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial  deverá, se necessário, promover adaptações.

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser orientado por um professor do Curso de Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial. Se o aluno desejar ser orientado por um profissional que não seja professor do Departamento de Energia ou de Circuitos Elétricos, a orientação deverá ser acompanhada por um professor do Curso de Engenharia Elétrica – Robótica e Automação Industrial.

O Trabalho de Conclusão de Curso deverá ser avaliado em sessão pública por uma comissão de avaliação através de uma monografia e uma apresentação oral de no mínimo 30 minutos. A comissão de avaliação será presidida pelo professor orientador e deve conter pelo menos outro professor do Curso de Engenharia Elétrica.

O objetivo do Trabalho de Conclusão de Curso é fazer com que o discente realize uma  atividade integralizadora do conhecimento adquirido ao longo do Curso e possa colocar em prática as habilidades e competências adquiridas. Adicionalmente, a apresentação oral do Trabalho de Conclusão de Curso é fundamental para que o aluno desenvolva a habilidade de realizar apresentações e defender argumentos técnicos.