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EDITAL 13/2025 – EDITAL DE SELEÇÃO PARA APOIO AO SETOR DE EMPREENDEDORISMO

EDITAL 13/2025 – EDITAL DE SELEÇÃO PARA APOIO AO SETOR DE

EMPREENDEDORISMO

A Pró-Reitoria de Inovação (PROINOVA) torna público o processo de seleção para o Programa
de Bolsas de Iniciação Tecnológica no setor de Empreendedorismo de acordo com a Resolução
28/2003 do Conselho Setorial de Pós Graduação e Pesquisa.

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1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 Sobre o Setor de Empreendedorismo:
O Setor de Empreendedorismo da Pró-Reitoria de Inovação tem o objetivo de promover o
desenvolvimento da região por meio da criação de um ambiente empreendedor e inovador na
Mata Mineira, gerenciando programas de empreendedorismo que ajudam desde quem quer ter
uma ideia até incubar seu negócio.

2. DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
2.1 Apoiar as ações do Setor de Empreendedorismo, buscando o cumprimento da missão da
Pró-Reitoria de Inovação/Critt e a excelência do trabalho executado;
2.2 Auxiliar as empresas incubadas no cumprimento de seus planos de negócios, assim como no
processo de contínuo aprendizado;
2.3 Auxiliar na confecção de relatórios sobre as atividades desenvolvidas pela IBT, quando
solicitado; 2.4 Apoiar na elaboração do planejamento da IBT;
2.5 Apoiar o planejamento, coordenação da execução e monitoramento dos resultados dos
programas de Sensibilização, Prospecção e Qualificação de potenciais empreendedores;
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2.6 Acompanhar e monitorar a evolução participantes dos programas de Sensibilização,
Prospecção e Qualificação de potenciais empreendedores;
2.7 Auxiliar na confecção de relatórios sobre as atividades desenvolvidas pelo Setor de
Empreendedorismo, quando solicitado;
2.8 Apoiar na elaboração do planejamento do Setor de Empreendedorismo.

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
3.1 Do Público-alvo:
Este edital visa alcançar alunos(as) graduandos(as) nos cursos de Engenharia de Produção,
Administração, Ciências Contábeis, Economia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet da
Universidade Federal de Juiz de Fora.
3.2 Dos participantes:

Para se candidatar à vaga, todos(as) os(as) candidatos(as) devem atender os seguintes pré-
requisitos gerais: ● Não ser beneficiário(a) de qualquer outra bolsa;

● Não possuir vínculo de trabalho;
● Ser graduando(a) nos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis,
Economia, Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora.
● Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
● Ter conhecimento intermediário em Excel, Word e Trello;
● Desejável possuir conhecimento em MS Project e outros softwares de gestão.

4. DO VALOR DA BOLSA E CARGA HORÁRIA
Serão oferecidas 1 (uma) vaga imediata além do cadastro de reserva na modalidade de Iniciação
Tecnológica, com valores mensais e participação semanal de atividades, conforme o plano de
atividades e de acordo com a tabela:
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Modalidade da bolsa Valor da bolsa Regimento de participação
Iniciação Tecnológica 700,00 20 horas semanais

5. DAS INSCRIÇÕES
5.1 A inscrição é gratuita e deve seguir os passos:
Os(As) interessados(as) em se candidatar para a vaga, devem preencher o formulário
https://forms.gle/9tv2SX15XuQETqaL7 inscrições enviadas por e-mail não serão consideradas.
As dúvidas podem ser enviadas para pessoas.critt@ufjf.br.
5.2 Período de inscrição:
As inscrições para participação neste edital se iniciam no dia 13 de fevereiro de 2025 e se
encerram no dia 26 de fevereiro de 2025, às 23h59.
5.3 A Pró-Reitoria de Inovação não se responsabiliza por inscrições não submetidas a tempo, por
motivo de ordem técnica de computadores, falhas de comunicação, sobrecarga no sistema, falta
de energia elétrica, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência
de dados.

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
6.1 O processo de seleção será composto por 3 fases:
a) Fase I: Análise de currículos (fase classificatória e eliminatória);
b) Fase II: Prova (fase classificatória e eliminatória);
c) Fase III: Entrevista (fase classificatória e eliminatória).
6.2 Fase I: Uma banca de avaliação, composta por integrante(s) do setor de Gestão de Pessoas
irá avaliar os currículos, através dos seguintes critérios:
a) Adequação às regras pré-estabelecidas neste edital para realização da inscrição;
b) Experiência prévia na área;
c) Conhecimentos técnicos da área.
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6.3 Fase II: Os(As) classificados(as) realizarão uma prova que visa avaliar conhecimentos teórico
práticos acerca dos temas trabalhados pelo setor de Empreendedorismo.
6.4 Fase III: Os(As) classificados(as) da etapa anterior serão convidados(as) para a fase da
entrevista. Nesta etapa, serão avaliadas competências relevantes para a função, além de sanar
possíveis lacunas que permearam as demais etapas.

7. DA DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E RECURSO
7.1 A primeira fase do edital ocorrerá no dia 27 de fevereiro de 2025.
7.1.1 A divulgação do resultado parcial da primeira fase será disponibilizada no dia 28 de
fevereiro de 2025 via e-mail ou pelo site do CRITT. Sendo de responsabilidade dos(as)
candidatos(as) acompanharem a publicação do resultado.
7.2 No caso de Recurso, deverá o mesmo ser encaminhado EXCLUSIVAMENTE em até 24
horas após a divulgação de cada etapa, para o e-mail do Setor de Gestão de Pessoas do CRITT
(pessoas.critt@ufjf.br).
7.2.1 Recursos encaminhados fora da data e horário estipulados não serão considerados. 7.2.2
Os recursos devem expressar clara e objetivamente as razões de inconformismo.
7.2.3 Caberá à banca de seleção decidir pelo deferimento ou não dos recursos apresentados
pelos(as) candidatos(as). Desta decisão, não caberá questionamento.
7.2.4 O Resultado dos Recursos será divulgado em até 24 horas após o prazo de solicitação de
cada etapa, via e-mail. Sendo de responsabilidade dos(as) candidatos(as) acompanharem a
publicação do resultado.
7.3 A segunda fase do edital ocorrerá no dia 06 de março de 2025, pela manhã.
7.3.1 A divulgação do resultado parcial da Fase II será disponibilizada dia 07 de fevereiro de
2025 via e mail e site do CRITT. Sendo de responsabilidade dos(as) candidatos(as)
acompanharem a publicação do resultado.
7.4 A Fase III do edital ocorrerá no dia 11 de março de 2025. (Horário: a ser definido e
comunicado por e-mail aos candidatos aprovados na Fase I e Fase II. Local: Ambiente virtual –
será encaminhado para o e-mail do candidato o link da plataforma para a realização da
entrevista).
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7.4.1 A divulgação do resultado parcial da terceira fase será disponibilizada dia 12 de março de
2025, via e mail e site do CRITT. Sendo de responsabilidade dos(as) candidatos(as)
acompanharem a publicação do resultado.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Para efeitos deste edital, considerar-se-á os conceitos erigidos pelo Manual de Oslo sobre
inovação tecnológica de produtos ou processos.
8.2 A critério da Coordenação da Pró-Reitoria de Inovação, editais de retificação e/ou editais
complementares poderão ser publicados e, a partir de sua publicação, passarão a fazer parte
integrante das normas e instruções contidas neste Edital.
8.3 O(A) participante que prestar declaração falsa ou inexata em qualquer documento, ainda que
verificada posteriormente, será excluído(a) do Processo Seletivo, sem exclusão das sanções
cíveis e penais a que ficará sujeita.
8.4 Os casos omissos serão julgados pela Coordenação da Pró-Reitoria de Inovação,
responsável por dirimir as dúvidas relacionadas a este Edital.
8.5 Os dados pessoais envolvidos na confecção e necessários à execução de quaisquer
atividades ligadas ao Pró-Reitoria de Inovação/CRITT serão tratados única e exclusivamente
para cumprir com a finalidade a que se destinam e em respeito a toda a legislação aplicável
sobre segurança da informação, privacidade e proteção de dados, inclusive, mas não se
limitando à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Federal n. 13.709/2018).”

9. CRONOGRAMA
Publicação do Edital: 13 de fevereiro de 2025
Período de inscrições: 13 de fevereiro a 26 de fevereiro de 2025
Fase I: Análise de currículo e histórico: 27 de fevereiro de 2025
Resultado Final Fase I e Interposição de recurso: 28 de fevereiro de 2025
Fase II: Prova: 06 de março de 2025- Manhã
Resultado Final Fase II e Interposição de recurso: 07 de março de 2025
Fase III: Entrevistas: 11 de março de 2025 – Manhã
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Resultado Parcial Fase III e Interposição de recurso: 12 de março de 2025
Resultado final: 13 de março de 2025.

Juiz de Fora, 13 de fevereiro de 2025

Fabrício Pablo Virgínio de Campos
Pró-Reitor de Inovação/Critt