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Seleção de Bolsista

Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO – PROEX

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA GRADUANDO(A) PARA AÇÃO DE EXTENSÃO

TÍTULO DO PROGRAMA: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF
UNIDADE ACADÊMICA: Faculdade de Serviço Social.
A coordenadora do Programa, Prof.a Ana Lívia de Souza Coimbra, da unidade acadêmica Faculdade de Serviço Social, torna público
o processo de seleção de estudantes de graduação para preenchimento de 10 vagas(s) de bolsista(s) graduandos(as).
I. Dos(as) candidatos(as)
Poderão se inscrever os(as) candidatos(as) que atendam aos seguintes critérios:
a) Estar regularmente matriculado(a) nos seguintes cursos de Graduação da UFJF: Administração; Arquitetura; Artes e Design; Ciências
Sociais; Ciências Contábeis; Direito; Economia; Engenharia Ambiental; Engenharia de Produção; Geografia; História; Jornalismo;
Matemática; Pedagogia; Psicologia; Rádio, TV e Internet; e Serviço Social.
b) Não estar em débito com a PROEX no que se refere à apresentação de relatórios e/ou outros documentos;
c) Ter disponibilidade de 12 horas semanais;
d) Em caso de bolsistas, não possuir vínculo remunerado com outro Programa de Bolsas da UFJF, exceto com o Programa de
Assistência Estudantil.
II. Atividades a serem realizadas:
Os(as) bolsistas serão encaminhados para os seguintes setores:
a) Núcleo de Formação (Duas vagas direcionadas para alunos(as) dos cursos de Serviço Social, Ciências Sociais e
Psicologia): Levantamento bibliográfico pertinente à temática; Participação nas discussões teóricas e reuniões de equipe do
programa; Elaboração de registro das experiências, artigos e textos para monitoramento e avaliação das atividades;
Articulação interna com professores, técnicos e discentes e externa com movimentos sociais, instituições e poder público;
Elaboração e execução da agenda de reunião com grupos incubados; Elaboração de material formativo em economia
popular solidária e temas relacionados; Elaboração e coordenação de palestras, rodas de conversas e encontros com
grupos destinados à formação em economia popular solidaria.
b) Núcleo de Comunicação (Duas vagas para estudantes dos cursos de Artes e Design; Jornalismo e Rádio, TV e Internet):
Levantamento bibliográfico pertinente à temática; Participação nas discussões teóricas e reuniões de equipe do programa;
Elaboração de registros das experiências, artigos e textos para monitoramento e avaliação das atividades; Articulação
interna com professores, técnicos e discentes e externa com movimentos sociais, instituições e poder público; Realização
de trabalho em campo, através de captação de registros fotográficos e vídeos de eventos relacionados ao Programa e/ou
grupos incubados; Produção de material de identidade visual para o Programa e/ou grupos incubados, assim como material
de divulgação digital.
c) Núcleo Jurídico (Uma vaga para estudante do curso de Direito): Levantamento bibliográfico pertinente à temática;
Participação nas discussões teóricas e reuniões de equipe do programa; Elaboração de registros das experiências, artigos
e textos para monitoramento e avaliação das atividades; Articulação interna com professores, técnicos e discentes e
externa com movimentos sociais, instituições e poder público; Auxílio aos grupos nos processos jurídicos e constituição de
cooperativas, associações e afins; Produção de conteúdo informativo sobre questões jurídicas e economia popular solidária
para produção de troca de saberes e eventos formativos.
d) Núcleo de Mobilização (Três vagas para estudantes dos cursos de Administração; Arquitetura, Artes e Design, Ciências
Sociais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia ambiental, Engenharia de produção, Geografia, História,
Jornalismo, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Rádio, TV e Internet e Serviço Social): Levantamento bibliográfico
pertinente à temática; Participação nas discussões teóricas e reuniões de equipe do programa; Elaboração de registros das

experiências, artigos e textos para monitoramento e avaliação das atividades; Articulação interna com professores, técnicos
e discentes e externa com movimentos sociais, instituições e poder público; Elaboração e execução de agenda de reunião
com grupos incubados; Realização de trabalho de campo e recepção de demandas dos grupos através da escuta ativa;
Mobilização dos grupos para os encontros coletivos.
e) Núcleo de Planejamento e Gestão (Duas Vagas para estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis,
Economia e Engenharia de Produção): Levantamento bibliográfico pertinente à temática; Participação nas discussões
teóricas e reuniões de equipe do programa; Elaboração dos registros das experiências, artigos e textos para
monitoramento e avaliação das atividades; Articulação interna com professores, técnicos e discentes e externa com
movimentos sociais, instituições e poder público; Auxílio no processo de organização do trabalho produtivo dos grupos;
Elaboração de plano de negócios voltado para cooperativismo e associativismo em conjunto com os grupos plano de
negócios voltados para cooperativismo e associativismo; Coordenação de encontros formativos sobre contabilidade e
administração na economia popular solidaria.

III. Da seleção
A participação do(a) estudante terá duração máxima de 12 meses, considerada a vigência do edital a que a bolsa ou a vaga de
voluntário(a) se vincula;
O programa deverá ser realizado durante o período de férias, cabendo à coordenadora informar a frequência dos estudantes;
O pagamento da bolsa de cada mês, proporcional à frequência apurada, será efetuado até o quinto dia útil do mês subsequente;
Em caso de desistência do(a) bolsista ou voluntário(a) selecionado(a) durante o período de execução do programa, a próxima
candidato(a) classificado assumirá a vaga.
IV. Do Processo de Seleção
1. Envio de Histórico e Comprovante de Matrícula para o e-mail: intecoopufjf@gmail.com.
2. Participação obrigatória em Oficina de “Economia Popular Solidária e Ação Extensionista”, que tem como objetivo expor o
trabalho da Incubadora, os grupos Incubados, assim como o cenário da Economia Popular Solidária na cidade. Contará com a
presença externa do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária.
3. Análise de Carta de motivação, com base na participação na Oficina de “Economia Popular Solidária e Ação Extensionista”
ofertada e nas expectativas e experiências acadêmicas e extra-acadêmicas. Na carta deverá ser indicado um dos núcleos de
preferência para futura atuação como bolsista, dentre os seguintes: Núcleo de Formação; Núcleo de Comunicação; Núcleo
Jurídico; Núcleo de Mobilização; Núcleo de Planejamento e Gestão.
4. Entrevista. Análise do Currículo, contendo experiências acadêmicas e extra-acadêmicas relevantes para o contexto do
programa.

V. Da Inscrição
DATA: 21/06/2022 a 28/06/2022.
EMAIL: selecaointecoopufjf@gmail.com
Obs.: Verificar os documentos a serem enviados no ato da inscrição no item IV. 1. deste Edital.
VI. Da Seleção
1. Participação obrigatória em Oficina de “Economia Popular Solidária e Ação Extensionista”.
DATA: 29/06/2022
LOCAL: Auditório da Faculdade de Serviço Social – 2o andar
HORÁRIO: 14h30

2. Envio de Carta de Motivação e Currículo.
DATA: 30/06/2022 a 04/06/2022
EMAIL: selecaointecoopufjf@gmail.com
3. Entrevista
DATA: De 11/07/2022 a 12/07/2022
LOCAL: Será divulgado através de e-mail aos(as) candidatos(as).
HORÁRIO: Será divulgado através de e-mail aos(as) candidatos(as).
VII. Da Divulgação do Resultado
DATA: 14/07/2022
O resultado será enviado para o e-mail dos(as) candidatos(as).

Juiz de Fora, 21 de Junho de 2022.
Prof.a Dra. Ana Lívia de Souza Coimbra
SIAPE 1218360
Coordenadora do Programa