Descrição: Análise de ensino das situações do cotidiano escolar nos anos finais do ensino fundamental focando temáticas relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem.
Bibliografia básica:
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ.Editora Vozes. 2014.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre. Artmed, 2007.
AQUINO, Julio Groppa. Indisciplina na escola: alternativas teóricas e praticas. São Paulo. Summus.1996.
MACHADO, A. Souza, M. (org) Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo, Casa do Psicólogo. 2002.
Bibliografia Complementar:
ANDRADE, C.C.; AQUINO, L.M.; CASTOR, J.A. Juventude e Políticas Sociais no Brasil. Brasília: IPEA, 2010.
POERNER, Arthur Jose. O poder jovem: historia da participação politica dos estudantes brasileiros. São Paulo. Centro de Memoria da Juventude.1995.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (orgs.). Ensino médio: ciência, cultura e trabalho. Brasília: MEC/SEMTEC, 2004.