Fechar menu lateral

Metodologia

A metodologia do curso consiste na disponibilização dos materiais didáticos nos nossos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA´s): Plataforma Moodle e no site do curso, por meio dos links “Material Pedagógico” e “Cursos On-line” que se encontram na área do aluno. Cada professor pode optar da maneira que achar mais adequada a utilização destes recursos.

 

As disciplinas do curso estão agrupadas em módulos que serão disponibilizados periodicamente nos AVA´s. Além das atividades específicas de cada disciplina, o aluno deverá:

  • Ler o livro texto;
  • Estudar as apresentações digitais (aulas);
  • Participar das atividades solicitadas na plataforma (fóruns, envio de tarefas, questionários, wikis, webconferências, entre outras);
  • Participar das aulas presenciais realizadas nos polos de apoio presencial.

 

 

Abordagens Metodológicas:

Para o desenvolvimento do curso serão consideradas duas abordagens:

  • Instrucional: centrado nos objetivos de aprendizado já estabelecidos no conteúdo.
  • Interacionista: centrado na elaboração do conhecimento através da interação entre os participantes.

Na perspectiva denominada Instrucional, a função do professor conteudista consistirá em criar situações que permitam a exposição do aluno ao conteúdo. Ao aluno compete o papel de internalizar o conhecimento como lhe é apresentado e sua avaliação se dará por meio de testes que mensuram o conhecimento adquirido.

Na concepção denominada Interacionista, o papel do professor será o de facilitador que criará as situações de aprendizagem e a relação privilegiada será entre os alunos. A aprendizagem será estabelecida como um processo social e o ato de ensinar ocorrerá através de uma série de relações interativas que buscará conduzir o aluno à elaboração de representações pessoais sobre o objeto de aprendizagem. Neste processo serão considerados os fatores culturais, a experiência acumulada do aluno e a utilização de instrumentos que lhe permitem construir uma interpretação pessoal e contextualizada com sua realidade sobre o objeto de estudo. Isso significa uma interação direta entre alunos e professores e uma redefinição de papéis, onde aluno e professor são co-participantes do processo de ensino/aprendizagem.

 

Estratégias:

As estratégias pedagógicas para este curso se dividem em duas frentes.

A primeira, de natureza tecnológica, tem como objetivo apresentar as ferramentas do ambiente web à distância e suas potencialidades. As atividades ocorrerão na plataforma Moodle.

A segunda, de natureza pedagógica, tem por objetivo o desenvolvimento das atividades teóricas-práticas sobre “Educação Física para pessoas com deficiência”.

 

Avaliação:

A avaliação de cada disciplina pode variar em função das orientações dos professores responsáveis pela mesma ou de necessidades contextuais vigentes no momento da sua implantação. Desse modo, o processo avaliativo será composto por atividades que estimulam a cooperação horizontal (entre os estudantes) e a vertical (entre estudantes, tutores e professores), definidas ao inicio de cada disciplina.