Descrição: Evolução do Pensamento Pedagógico da Educação Física Brasileira e suas justificativas pedagógicas e político-sociais; O Pensamento Pedagógico da Educação Física Brasileira segundo os especialistas da Educação Física; Tendências didático-pedagógicas da Educação Física Brasileira: Biológico-funcional, Técnico-esportiva; Recreativo-formativa; Desenvolvimentista; Saúde Renovada; Sociocultural.
Bibliografia básica:
DAOLIO, J. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
GHIRALDELLI JR., P. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.
MEDINA, J.P.S. A educação física cuida do corpo e… “mente”: bases para a renovação e transformação da educação física. Campinas: Papirus, 1983.
GONZALES, Fernando Jaime. Praticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim. Edelbra. 2002.
Bibliografia complementar:
FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2001.
TUBINO, Manoel Jose Gomes. Metodologia cientifica do treinamento desportivo. Rio de Janeiro. SHAPE. 2003