Descrição: Aspectos históricos e culturais da Surdez e da deficiência auditiva; Classificação e etiologia da deficiência auditiva e Surdez; A escolarização da pessoa com deficiência auditiva e Surdez; Políticas educacionais e ensino de LIBRAS: Legislação nacional; A LIBRAS e a educação de surdos na perspectiva da Educação Inclusiva; Aspectos gerais da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Técnica de comunicação – especificidade gramatical da língua; Aprendizagem de LIBRAS; Interpretações de LIBRAS no cotidiano escolar; A comunicação e contextualização do Alfabeto Manual com os sinais específicos e a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS dentro da sala de aula; Leitura e escrita do português para Surdos.
Bibliografia básica:
PEREIRA, MARIA CRISTINA DA CUNHA. Libras: Conhecimento além dos sinais. São Paulo, 2011.
LACERDA, C.; GÓES, M. (org.) Surdez: processos educativos e subjetividade. Editora Lovise. 2000.
QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. ArtMed: Porto Alegre. 2004.
FALCAO, LUIZ ALBERICO BARBOSA. Aprendendo a LIBRAS e reconhecendo as diferenças: um olhar reflexivo sobre a inclusao :estabelecendo novos diálogos.Recife ,2007.
CAPOVILLA, FERNANDO CESAR. RAPHAEL, WALKIRIA DUARTE. MARQUES, SILVANA. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. São Paulo: Editora EDUSDP 2008.
Bibliografia complementar:
LACERDA, C. B. F.; GÓES, M.C.R. (org.) Surdez – Processos Educativos e Subjetividade. São Paulo: Editora Lovise LTDA, 2000.
QUADROS, R.M. (org.) Estudos Surdos I. Petrópolis, Rio de Janeiro: Arara Azul, 2006.