Descrição: Medidas e avaliação: definição, relações e distinções; Princípios pedagógicos e psicossociais da avaliação da aprendizagem no contexto escolar; Funções da avaliação da aprendizagem; Concepções de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar; Técnicas e instrumentos de medida e avaliação dos conhecimentos nas dimensões procedimental, conceitual e atitudinal.
Bibliografia básica:
DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1991.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação: mito & desafio – uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Ed. Educação & Realidade, 1994.
SARMENTO, D.C. O discurso e a pratica da avaliacao na escola. Campinas. Pontes, 1997.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1994.
Bibliografia Complementar:
FARINATTI, P.T. V.; MONTEIRO, W.D. Fisiologia e avaliação funcional. Rio de Janeiro: Sprint.
KTRITSCHLER, K. A Medida e avaliação em educação física e esportes de Barrow&Mcgee. São Paulo: Manole, 2003.
MATHEWS, D.K. Medida e avaliação em educação física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,1986.