Descrição: Significados e objetivos das Lutas e Artes Marciais na Educação Física; Histórico e evolução das Lutas e Artes Marciais; Princípios operacionais, classificação e tipos de Lutas e Artes Marciais; Processos de ensino-aprendizagem de habilidades motoras típicas das Lutas e Artes Marciais; Demanda fisiológica das Lutas, Artes Marciais e sua adequação a programas de condicionamento físico. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas das lutas – planejamento, métodos e avaliação (práticas pedagógicas).
Bibliografia básica:
TOO, Henji Tsu. Judô: caminho suave. São Paulo: Brasil, 19—
VIRGILIO, S. A Arte do Judô. Campinas: Papirus, 1986.
VIANNA, Justino Evangelista da Rocha. A influencia da estatura na performance do judô competitivo. 1980.
SASAKI, Y. Clinica de esportes :capoeira e karatê. São Paulo: Centro de Praticas Esportivas da USP,1987.
Bibliografia complementar:
SANTOS, Luiz Silva. Educação: educação física, capoeira. Maringa:Fundacao Univ. Est. de Maringa.1990.
FALKENBACH, Atos Prinz. A educação Física na Escola: uma experiência como professor. UNIVATES. Lajeado, 2002.
GONZALES, Fernando Jaime. Práticas pedagógicas em Educação Física: espaço, tempo e corporeidade. Erechim. Edelbra. 2002.