Descrição: Conceitos e interpretações acerca do jogo e recreação; aspectos histórico-culturais; o jogo e recreação no contexto do desenvolvimento humano, as práticas lúdicas na educação física escolar e em espaços diversificados. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas de jogos e atividades recreativas – planejamento, métodos e avaliação (práticas pedagógicas).
Bibliografia básica:
CAILLOIS, R. O mito e o homem. Lisboa. Edições 70. 1932
CORREIA, Marcos Miranda Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. Campinas. Papirus. 2010.
BRUNHS, H. T. O Corpo parceiro e o Corpo Adversário. Campinas: Papirus, 1989.
KISHIMOTO, T, M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. – 4ª ed. ¿ São Paulo: Cortez, 2000.
KISHIMOTO, T. M. Jogos Tradicionais infantis. Petrópolis: Vozes, 1993.
Bibliografia complementar:
ALBERTI, H. Ensino dos jogos Esportivos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.
CORREIA, Marcos Miranda Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. Campinas. Papirus. 2010.
BRUHNS, H. T. (org.) Introdução aos estudos do lazer. Campinas, SP: Ed da Unicamp, 1997.