Descrição: Análise de ensino das situações do cotidiano escolar nos primeiros anos do ensino fundamental focando temáticas relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem.
Bibliografia básica:
TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1992.
BRASIL. MEC/SEF. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MATTOS, M.G.; NEIRA, M. G. Educação Física infantil: construindo o movimento na escola. São Paulo: Phorte, 2006.
ALMEIDA, Júlia Márcia de, Educação Física Escolar: objetivos. UFJF.FAEFID, Juiz de Fora, 1989.
SOARES C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Bibliografia complementar:
FREIRE, J.B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. São Paulo: Scipione, 2001.
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
GALLAHUE, D.L.; DONNELLY, F.C. Educação física desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte, 2008.