Descrição: Educação Física, Atividade Física, Exercício Físico – definições, concepções, relações e especificidade; As manifestações, expressões (ginástica, jogo, esporte e dança) e objetivações socioculturais (educação, lazer, saúde, etc.) identificadoras da dimensão prática da Educação Física; A profissão e os campos de intervenção profissional em Educação Física; Os campos de conhecimento que fundamentam e identificam a Educação Física; O processo de formação do profissional de Educação Física.
Bibliografia básica:
HAROLD JUNIOR, Carlos. A Educação física na história do pensamento educacional – apontamentos. Unicentro. 2008
KOLONYAK FILHO, Carol. Construindo conceitos – contribuições para a sistematização do conteúdo conceitual em Educação Física. São Paulo. Moderna. 2012
GONZALES, Fernando Jaime. Práticas pedagógicas em Educação Física – espaço, tempo e corporeidade. Frenchim. Edelbra. 2012.
Bibliografia complementar:
CASTELLANI. Filho, Lino. Educação FÍsica no Brasil – a história que não se conta. Campinas. Papirus. 2008
BANKOFF, Antonia Dalla Pria – Atividade física e saúde – orientações básicas sobre atividade física e saúde para profissionais das áreas de educação e saúde. Brasília. Ministério da Saúde. 1997.
MEDINA, João Paulo Subira. A educação física cuida do corpo… e “mente” – bases para a renovação e transformação. São Paulo. Papirus. 1992.