Descrição: Relações históricas entre Dança e Educação Física; Contribuições das tendências tradicionais e emergentes da Educação Física para o ensino da dança nos diversos níveis de aprendizagem e desenvolvimento. Aspectos históricos, fundamentos técnicos e princípios estéticos das danças eruditas ocidentais e das linguagens de dança emergentes no cenário contemporâneo. Dança, inclusão e cidadania. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas do ensino da dança – planejamento, métodos e avaliação (práticas pedagógicas).
Bibliografia básica:
BARRETO, D. Dança…: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2004.
BOURCIER, Paul. Historia da dança no Ocidente. São Paulo. Martins Fontes. 1987.
OSSONA, P. A educação pela dança. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus, 1988.
NANNI, D. Dança educação – pré-escola à universidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
Bibliografia complementar:
FUX, M. Dança, experiência de vida. São Paulo: Summus, 1983.
HASELBACH, B. Dança, improvisação e movimento: expressão corporal na Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1988.
NANNI, D. Dança-Educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.