Descrição: Identificação da ginástica no quadro geral das atividades corporais. Análise dos métodos de ensino da ginástica. A transplantação da cultura corporal europeia para o Brasil. A “ginástica educativa”; a ginástica vista pelo prisma da “civilização do comportamento” ou da “conduta motora”. Manifestações contemporâneas de ensino da ginástica. Noções básicas do treinamento físico. Análise conceitual dos exercícios utilizados na ginástica. Principais movimentos corporais utilizados na ginástica e suas variações. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas do ensino da ginástica – planejamento,métodos e avaliação (práticas pedagógicas).
Bibliografia básica:
FIGUEIREDO, Suely Aparecida Salles.Técnicas Modernas de Ginástica Geral.São Paulo, 1997.
MARINHO, I. P. Sistemas e Métodos de Educação Física. São Paulo: CIA Brasil, 1979.
CAMARAO, Teresa. Pilates com elástico no Brasil: tônus muscular e flexibilidade. Rio de Janeiro. Elsevier. 2009
SOARES, C.L. Educação física: raízes europeias e Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
HASELBACH, Barbara. Dança, improvisação e movimento :expressão corporal na educação física. Rio de Janeiro. Ao livro técnico. 1988
Bibliografia complementar:
NEIRA, Marcos Garcia. Pedagogia da cultura corporal:críticas e alternativas. Phorte. São Paulo,2006.
GRUPO DE TRABALHO PEDAGÓGICO UFPE-UFSM. Visão didática da educação física: análises críticas e exemplos práticos de aula. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1991.
TESCHE, L. O turnen, a educação e a educação física. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 2002.