Descrição: Expressão e comunicação artística; Classificação, valores e composição do ritmo; Instrumentos de percussão. Movimentos: classificação, postura, posições, passagens, deslocamentos. Coreografias. Exercícios rítmicos. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas do ensino de atividades rítmicas – planejamento, métodos e avaliação (práticas pedagógicas).
Bibliografia básica:
ARTAXO, Inês. Ritmo e movimento. Guarulhos, SP: Phorte Editora, 2003.
MARQUES, Isabel. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2010.
HASELBACH, Barbara. Dança, improvisação e movimento :expressão corporal na educação física. Rio de Janeiro. Ao livro técnico. 1988
SCHUMWAY-Cook, Anne. Controle motor: teoria e aplicações praticas. BaruerI. Manole. 2010.
SALGUEIRO, Delanne Ferreira. Atividades motoras para a promocao da saude e qualidade de vida. 20–
Bibliografia complementar:
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Scipione, 1990.
ALFAYA, Mônica. Musicalizar… :uma proposta para vivencia dos elementos musicais . Brasília. MUSIMED. 1987.