Descrição: Interpretações acerca do lazer e da recreação e suas relações com o mundo do trabalho, a cultura e a qualidade de vida; A constituição histórica do lazer; Interesses culturais do lazer: tipos de manifestações, espaços e equipamentos específicos e não específicos; Políticas públicas de lazer; O compromisso político-pedagógico do animador sociocultural.
Bibliografia básica:
BRUHNS, H.T. (org.) Introdução aos estudos do lazer. Campinas, SP: Ed da Unicamp, 1997.
MARCELLINO, N.C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
MELO, V.A.; JUNIOR, E.D.A. Introdução ao Lazer. Barueri, SP: Manole, 2003.
OSSONA, P. A educação pela dança. Trad. Norberto Abreu e Silva Neto. São Paulo: Summus, 1988.
MARINHO, I. P. Sistemas e Métodos de Educação Física. São Paulo: CIA Brasil, 1979.
Bibliografia complementar:
MARCELINO, N.C. Lazer e Educação.Campinas, SP: Papirus, 1990.
MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. Autores Associados. 2006.