Descrição: Características das deficiências mais comuns presentes nos ambientes escolares. Aspectos teórico-metodológicos da Educação Física Inclusiva e a inclusão escolar. Estudo crítico de problemáticas que envolvem Educação Física, inclusão e exclusão. Análise de métodos de ensino em Educação Física Inclusiva. A escola inclusiva: desafios e possibilidades. Diferenças e preconceitos. O ensino da Educação Física para pessoas portadoras de necessidades especiais. Dificuldades de aprendizagem e intervenção educacional.
Bibliografia básica:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. (2001). Diretrizes Nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: DF. Recuperado em 16 de setembro de 2012:<http://portal.mec.gov.br/seesp>
FERREIRA, M.E.; GUIMARÃES, M. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusao escolar: pontos e contrapontos. São Paulo. Summus. 2006.
Bibliografia complementar:
CARVALHO, E. R. Temas em Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998.
SASSAKI, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.