Descrição: Conceitos básicos – habilidades e capacidades motoras, comportamento motor, desempenho motor; aprendizagem motora, controle motor; Curvas e estágios de aprendizagem motora; Características universais da aprendizagem motora; Teorias de aprendizagem motora; Estágios da aprendizagem motora; Transferência de aprendizagem; Instrução para aprendizagem; Feedback; Variabilidade de prática; Papel da distribuição da prática; Aprendizagem pelo todo ou pelas partes; Efeito da prática mental.
Bibliografia básica:
MARCAL, Haroldo. Aprendizagem motora. Londrina: UEL,1984.
MAGILL, R.A. Aprendizagem Motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgar Blucher Ltda., 2000.
SCHMIDT, R.A.; WRISBERG, Craig A. Aprendizagem e performancemotora: uma abordagem da aprendizagem abordada no problema. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PELLEGRINI, Ana Maria. Coletânea de estudos: comportamento motor I. São Paulo:Movimento, 1997.
Bibliografia complementar:
GALLAHUE, D.L.; OZMUN, J.C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.
TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1992.
GOMES, Antônio Carlos. Treinamento desportivo: estruturação e periodização. Porto Alegre. ARTMED.2009.