O Diversia trabalha na formação de alunos, pesquisadores e gestores para que sejam capazes de contribuir para uma melhor compreensão e atuação sobre a diversidade das realidades locais. Além disso, busca fomentar ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços com o intuito de integrar atividades acadêmicas com as necessidade de diferentes organizações e sociedade, a partir de uma interação e diálogo com alunos e professores e também com outros grupos de pesquisa e pesquisadores do país e do exterior. Em relação às organizações, o Diversia objetiva oferecer pesquisas e estudos customizados, tais como diagnósticos de processos, eventos e capacitação de pessoas, bem como outras ações para auxiliar na superação das desigualdades.
No campo da difusão e divulgação científica, promovemos grupos de estudos, oficinas, eventos e seminários, tendo em vista o fortalecimento no espaço público do debate sobre a equidade e justiça social. Além disso, buscamos também democratizar as informações com a sistematização e produção acessível de relatórios, com vistas a apoiar o desenvolvimento de medidas legislativas, políticas públicas, práticas organizacionais e mobilizações da sociedade civil.
Alguns focos do Diversia são:
(1) construção de identidades e subjetividades relacionadas a gênero, sexualidade, raça e produção do corpo no contexto organizacional;
(2) organização, Estado e políticas públicas;
(3) organizações, discursos, poder e práticas organizacionais;
(4) educação e a produção de saberes;
(5) movimentos sociais, coletivos e organizações da sociedade civil;
(6) violências, vulnerabilidades, cidadania, saúde e direitos humanos;
(7) práticas organizativas alternativas, que distanciando do modelo burocrático de organizar o trabalho, buscam questões da emancipação humana nas organizações e transformação nos modos de vida.