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Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

DOCUMENTOS ÚTEIS:

Termo de Autorização para Repositório Institucional (RI)

Para a Ata de Defesa, o docente deve utilizar o formulário SEI ENSINO: Graduação 007.2 – Ata Defesa TCC/Monografia

Orientações para marcação de defesa de TCC:

  • A(o) discente deve entrar em contato com a Secretaria do ICSA e pedir a reserva de sala para defesa (no mínimo 10 dias antes da defesa). Contato presencial ou por e-mail (secretaria.sociais.gv@ufjf.br).
  • No mesmo ato, a(o) discente deve informar, por e-mail, à Secretaria as informações relativas à sua defesa: a) título do trabalho; b) composição da banca, orientador(a), coorientador(a) (se houver); c) link para a reunião remota criado pelo orientador(a), caso a banca seja remota.
  • De posse de tais informações, a Secretaria providenciará a divulgação das bancas.
  • A(o) discente deve enviar diretamente para a banca a versão do TCC a ser defendida, no mínimo, 10 dias antes da defesa;
  • A(o) discente deve se cadastrar no SEI e orientar os membros da banca a se cadastrarem no SEI para que possam assinar a ata;
  • Tão logo termine a defesa, a(o) orientadora(or) deve enviar à secretaria (secretaria.sociais.gv@ufjf.br) a ata de defesa preenchida para fins de abertura de processo no SEI;
  • A(o) orientadora(or) deve lançar o conceito do trabalho e fechar o diário no SIGA;
  • A(o) discente, a(o) orientadora(or) e as(os) membras(os) da banca devem assinar a ata disponibilizada pela secretaria no processo SEI;
  • A(o) discente deve preencher e assinar o termo de autorização para publicação no Repositório Institucional (RI).
  • A(o) discente deve enviar o termo de autorização de publicação no RI assinado e a versão definitiva do TCC em pdf, para a secretaria (secretaria.sociais.gv@ufjf.br), para fins de arquivo e juntada ao processo SEI, juntamente com a ata de defesa assinada por todos;
  • O processo SEI completo será enviado à Coordenação para arquivo e verificação de requisito para colação de grau.

Informações Gerais

No nosso curso, a elaboração e defesa de TCCs, bem como as regras associadas à orientação docente desta atividade, recebem a seguinte regulamentação:

A orientação de TCC será formalmente estabelecida, apenas, com a conclusão do processo de matrícula do(a) discente na turma respectiva da disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso” (DPR083GV).

Todos os docentes do quadro do Curso de Direito possuem turma da disciplina DPR083GV sob sua responsabilidade, e os interessados e interessadas em serem orientados e orientadas por ele ou ela deverão providenciar a matrícula na turma respectiva para formalizar a orientação.

ANTES DE EFETUAR A MATRÍCULA NA DISCIPLINA DPR083GV, porém, o(a) discente deverá procurar o(a) professor(a)  – preferencialmente via e-mail institucional de contato, disponibilizado neste mesmo site – e informar do interesse e ser orientado por ele(a), apresentando  projeto ou proposta de execução de TC que pretende desenvolver, lembrando que cada docente somente pode ter até (seis) orientações simultâneas.