Fechar menu lateral

Equipe da UFJF fica em sétimo lugar na competição internacional RoboCup 2023

A equipe de Robótica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encerrou sua participação na 26ª edição do RoboCup 2023 em sétimo lugar, na categoria Standard Platform League (SPL). O evento, considerado a maior competição de robótica e inteligência artificial do mundo, aconteceu entre os dias 4 e 10 de julho, em Bordeaux, na França.

Na modalidade em que competiram, os alunos da Rinobot Team foram responsáveis por programar robôs autônomos que participaram de partidas de futebol com cinco jogadores, sendo quatro jogando na linha e um no gol. A equipe terminou em sétimo lugar, competindo com equipes da Irlanda, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Austrália e Canadá.

O líder da equipe e estudante de Engenharia de Computação, Felix Miranda, fez uma avaliação das dificuldades enfrentadas pela equipe. “Diferentemente da competição de 2018, quando era permitido posicionar manualmente os robôs no campo, essa opção não foi permitida neste ano. A mudança exigiu que nós nos adaptássemos a um novo sistema, o que prejudicou nosso desempenho.”

Ainda assim, Felix mostrou entusiasmo pela participação no evento internacional. “A equipe hoje consegue vislumbrar os erros que cometeram, servindo como aprendizado e aperfeiçoamento para os próximos trabalhos e competições”. Além das disputas, o evento contou com simpósios de pesquisa com especialistas em robótica e inteligência artificial, fóruns de discussão e um espaço dedicado à robótica agrícola.

A viagem da equipe para a França foi financiada pela UFJF, por meio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt). Os alunos também conseguiram parcerias com empresas privadas para a inscrição no evento. Em 2018, a equipe já havia participado da RoboCup, na edição realizada em Montreal, no Canadá.


Histórico de competições
A participação da equipe de robótica na RoboCup 2023 se soma a uma série de conquistas, desde a sua criação em 2016. Recentemente, a equipe conquistou o primeiro lugar na categoria Seguidor de Linha e o terceiro lugar na categoria Very Small Size Soccer na Inatel Robotics National Cup (IRONCup) deste ano, organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Em 2021, a equipe também esteve presente na 20ª Latin American Robotics Competition (LARC) e na 19ª Brazilian Robotics Competition (CBR), em formato remoto, e foi premiada com o terceiro lugar na modalidade Very Small Size Soccer 5×5.

 

Créditos: UFJF