Rinobot chega ao pódio em duas categorias do torneio IronCup

Rinobot Team, equipe de competição da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), teve novos resultados positivos em um torneio da área. Os estudantes chegaram ao pódio duas vezes na Inatel Robotics National Cup (IRONCup), organizada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), e alcançaram o primeiro lugar na categoria Seguidor de Linha e a terceira colocação na Very Small Size Soccer. O concurso, que contou com a participação de 380 competidores e 221 robôs, foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais.

A Rinobot competiu nas seguintes categorias: Seguidor de Linha; Sumô Lego; Mini Sumô; e Very Small Size Soccer (VSSS). A equipe garantiu o primeiro lugar na categoria Seguidor de Linha, com tempo recorde de 15.115 segundos, passando à frente de outros grupos que lideraram os rankings de competições.

A vitória foi obtida com a apresentação do projeto EXU, uma homenagem dos estudantes ao professor Exuperry Barros Costa, coordenador do curso de Engenharia Elétrica – Habilitação em Robótica e Automação Industrial.

De acordo com o professor, a ideia da homenagem surgiu entre os estudantes a partir da troca de experiências do docente com a equipe, em especial com os integrantes da categoria Seguidor de Linha. O resultado é motivo de orgulho para o homenageado.

“Falei de brincadeira que se fosse para ser assim, eles teriam que ganhar. Eles mereceram esta vitória, se dedicaram muito e me enchem de orgulho. A equipe toda está de parabéns, não só o grupo do Seguidor de Linha. Estão em um patamar muito competitivo, além de trabalharem para divulgar a robótica e a UFJF”, conta Barros Costa.

Já na categoria Very Small Size Soccer, a Rinobot ficou em terceiro lugar. Mesmo com o resultado positivo, a intenção é continuar com o processo de crescimento da equipe, para chegar ao primeiro lugar da categoria em competições futuras.

Na avaliação do diretor de Projetos da Rinobot, Vinicius Souza Almeida, participar de eventos como a IRONCup representa uma oportunidade de crescimento na formação do estudante.

“Podemos dar aos membros da equipe a chance de aplicar o conteúdo de sala de aula muito mais rápido que de outras formas. Como muitos de nossos membros são alunos que estão no começo do curso, eles podem ver a prática antes de entrarem em um estágio ou na Iniciação Científica (IC)”, afirma o acadêmico, que é também estudante de Ciência da Computação.

Série de resultados exitosos

O resultado na IRONCup se soma a uma série de conquistas obtidas pela Rinobot desde a sua fundação, em maio de 2016. Entre elas está o primeiro lugar na categoria Sumô Lego do Torneio Smile de robótica, realizado em São Caetano do Sul (SP), em 2019. Na ocasião, a Rinobot ganhou da equipe então campeã mundial da categoria.

Em 2021, a Rinobot participou da XX Latin American Robotics Competition (LARC) e XIX Brazilian Robotics Competition (BRC), realizada em formato remoto, chegando ao terceiro lugar na categoria VSSS Simulado. Antes, em 2018, a Rinobot foi uma das 24 equipes classificadas para a Copa Mundial de Robôs (RoboCup) realizada em Montreal, no Canadá.

Rinobot

Um grupo formado por 34 estudantes, além de uma professora responsável, participou da competição. A Rinobot Team conta com um quadro multidisciplinar de discentes, formado por acadêmicos dos cursos de Rádio, TV e Internet, Jornalismo, Engenharia Elétrica, Engenharia Computacional, Ciência da Computação, Cinema e Audiovisual e Ciências Exatas. Professores orientadores também integram o time.

“Assim podemos abranger uma maior gama de conhecimento e termos as áreas técnicas e as áreas de gestão sempre coesas para atingirmos nosso objetivo de disseminar a robótica pelo Brasil”, avalia Vinicius Souza Almeida.