Fechar menu lateral

Voando alto com a Microraptor

Conheça a equipe de competição que está decolando nas competições aeronáuticas Mundiais!

A equipe Microraptor participou da competição mundial SAE Aerodesign EAST 2023 nos Estados Unidos que ocorreu entre os dias 10 e 12 de Março. Após ganhar o SAE Aerodesign Brasil 2022, a equipe se consolidou no campeonato mundial, estando entre as dez maiores equipes do mundo. 

Microraptor:

A equipe Microraptor foi fundada em 2010 pelos primeiros alunos de Engenharia Mecânica da UFJF, desde então desenvolve projetos aeronáuticos inovadores ano após ano para as participar dss competições de AeroDesign.  A equipe tem grandes destaque nos resultados alcançados nas competições, marcando presença pelo quinto ano consecutivo no pódio da competição nacional. 

SAE Aerodesign EAST 2023

O SAE Aerodesign consiste no desafio de criar um projeto aeronáutico seguindo o desafio e as delimitações indicadas pelas organização do campeonato e, através do trabalho em equipe, propor uma solução e o posterior desenvolvimento de um avião que cumpra a missão estabelecida pela SAE.

A competição é dividida em três etapas: relatório, apresentação e voo. 

O relatório técnico é um documento de até no máximo 50 páginas onde deve ser apresentado todo o raciocínio e informações do projeto a ser desenvolvido. É fundamental especificar tudo nessa fase, pois as informações ali contidas são cruciais nas próximas etapas. 

Na segunda etapa, a equipe precisa apresentar o projeto de forma menos técnica e mais comercial, realmente vendendo a ideia para os jurados, abordando as características do avião e suas limitações. É importante apresentar o projeto em uma linguagem acessível, para que todos os avaliadores entendam as ideias da equipe. A apresentação segue os mesmo tópicos abordados anteriormente de forma mais densa no relatório técnico.

Chegando na terceira etapa, é quase hora de voar! Mas antes, é feita uma inspeção de segurança para conferir se todas as informações e delimitações colocadas no relatório estão corretas. Se alguma mudança ou alteração for feita fora das informações do relatório, a equipe é eliminada.

É hora de voar!

E então, finalmente é hora de decolar! 

O avião estando em cima de uma mesa e preparado para decolagem tem como seu principal objetivo fazer a primeira curva e voltar para o ponto de decolagem. O avião que fizer a curva em menos tempo, ganha vantagem perante aos concorrentes. 

Mas existe um desafio extra: as caixas multiplicadoras! 

Cada caixa possui sua própria dimensão e peso, quanto maior sua dimensão e peso, maior será sua pontuação. 

Pense no jogo Mário Kart, seus pontos progridem à medida em que você acumula mais estrelas. Quem tiver mais estrelas, terá o maior bônus. Não sendo diferente nesse caso. Quanto maior a quantidade de caixas de diferentes tipos, maior será o bônus. O desafio é carregar a maior quantidade de caixas em menor tempo, o que exige uma grande habilidade da equipe.

Com muita habilidade, criatividade e esforço a equipe conquistou a oitava colocação, estando atualmente entre as dez melhores equipes do mundo na modalidade. 

Próximos passos da equipe

De acordo com Ronaldo, representante da Microraptor: “Estamos voltando com muito conhecimento adquirido nessa primeira participação do evento presencial e com tudo que precisávamos para que, em uma próxima oportunidade, possamos voltar ainda mais competitivos e brigar pelo pódio.”

DINOVA

De acordo com a Microraptor, o Critt foi fundamental nessa jornada rumo ao mundial, tanto para conexões com setores organizadores da UFJF, quanto para os recursos necessários. Dando a oportunidade dos membros viverem essa experiência Mundial. 

Transformando essa experiência em uma parceria de sucesso. 

Parabenizamos a equipe da Microraptor pela conquista e torcemos para que cada vez voe mais alto. Vocês são um exemplo de dedicação, criatividade e excelência. 

Conheça mais sobre a Microraptor

Acesse o Instagram da Microraptor

Participe do processo seletivo, torne-se parte da Microraptor

Créditos

Você também vai gostar de ler: