Equipe de competição Microraptor vence a competição nacional de Aerodesign.

O Critt conversou com um dos atuais capitães da equipe, Matheus Amaro, para sabermos mais a respeito da competição e das conquistas da equipe.

.Sobre a equipe

Microraptor é uma equipe de competição de aerodesign criada em 2011 pelo professor Marcos Borges. Aerodesign é o processo interdisciplinar de projeção e fabricação de uma  aeronave desde seu conceito até o detalhamento e análises de refinamento,  fabricação, diferentemente de aeromodelismo, cuja essência está no estudo de réplicas de aeronaves comerciais em escala menor.

Atualmente a equipe é dividida em 9 áreas de atuação (Aerodinâmica, Estabilidade, Desempenho, Elétrica, Cargas, Gestão, Estruturas, Plantas e Aeroelasticidade) sendo composta por 26 membros de cursos variados, como Engenharias Mecânica e Elétrica, Ciência da Computação, Matemática e Design, sendo necessário processos seletivos semestrais para o sustento literal e intelectual da equipe, caracterizado por dinâmicas, capacitações e trainees para os novos membros.

.Como funciona a competição

A competição é promovida pela SAE BRASIL e pela Embraer, de maneira a fomentar o conhecimento e inovações nas áreas de engenharia, aeronáutica e mobilidade urbana em geral, sendo patrocinada por empresas como Azul, Boeing, General Electric, Rolls Royce e Liebherr. Composta por 3 classes – Micro, Regular e Advanced -, a competição é sediada no ITA em São José dos Campos e atrai faculdades de todo país, podendo citar USP, UFMG, ITA, UFSC, UFSJ, UFSM, UFBA.

Atuando na Classe Micro, é dever da equipe superar desafios em todas as etapas de  projeto, desde a Análise de regulamento (documento que dita o funcionamento da competição, missão a ser cumprida, prazos, regras, especificações), passando pela Entrega de Relatório e de Plantas Técnicas (relatório que descreve detalhadamente o projeto pensado pela equipe incluindo empecilhos e soluções), Entrega de um Vídeo de Voo (que valida o desenvolvimento do projeto demonstrando a capacidade e qualidade de voo da aeronave), Apresentação Oral (onde é descrito o projeto como um todo, desafios encontrados junto às soluções aplicadas, estudos e análises desenvolvidas) e a Competição de Voo propriamente dita.

.Desafio da edição deste ano

Este ano, a missão da Classe Micro era projetar e fabricar uma aeronave que decolasse de uma mesa de 4,2 metros de comprimento, sendo montável e desmontável em um curto período de tempo e alocada numa caixa de até 36 litros. Os participantes afirmam que há desafios a todo momento, de forma que as soluções são frutos da interdisciplinaridade envolvida nos cálculos e análises necessárias para se construir um avião de alto desempenho. Devido à limitação de recursos, materiais e o alto custo de projeto, são feitas análises em diversos softwares para que, na etapa de validação prática, a aeronave esteja bem dimensionada e confiável.

.Trajetória da equipe na competição e conquista do Bicampeonato

Até 2016 a equipe encontrava-se em processo de obtenção de conhecimentos básicos de aerodesign e experiência com os desafios da competição, obtendo em média posições em torno do 12° e 7° lugar; neste ano, a equipe atingiu a 19ª posição,  o que estava abaixo das expectativas. Assim, com motivação e organização, a busca e gestão de conhecimento adquirido ao longo dos anos proporcionou um grande aumento na qualidade de projeto e nível técnico da equipe, alcançando o pódio pela 1ª vez em 2018. A equipe continuou melhorando sua colocação até ser campeã em 2020. Atualmente a Microraptor está a 5 anos no pódio, e alcançou o bicampeonato este ano.

Apesar da satisfação de atingir o 1° lugar, tendo o projeto apoiado por grandes multinacionais, os participantes ressaltam que a maior gratificação é a capacitação e experiência alcançadas por meio do trabalho em equipe e proatividade desenvolvida dentro da jornada, além da visibilidade no mercado de trabalho. Como exemplo, atualmente há 7 ex-membros da equipe que trabalham na Embraer.

.Expectativas para o futuro

Com a conquista do Bicampeonato este ano, a equipe tem direito de participar da competição mundial sediada nos EUA e, portanto, o foco atual é projetar uma nova aeronave que cumpra a missão proposta da melhor maneira possível.

.Processo Seletivo aberto

A equipe está à procura de novos membros e continua focada na competição nacional de 2023. Para se inscrever acesse o link.

.Contato

A sala da equipe se localiza no prédio de engenharia, perto do Restaurante Universitário, na Rua José Lourenço Kelmer, s/n – São Pedro, Juiz de Fora – MG, 36036-900. O email é microraptor@engenharia.ufjf.br e @microraptorufjf no instagram. Ademais, pode-se entrar em contato com os atuais capitães da Equipe: Matheus Amaro (24 98852-1652) e Ronaldo ( 21 97597-3662).

A forma para o público contribuir com o projeto é diretamente pelo pix da equipe ( e-mail: microraptor@engenharia.ufjf.br) que encontra-se na Bio do Instagram.

A equipe ressalta que estão abertos para conversar com novos patrocinadores, haja vista o aumento elevado dos custos para o Mundial, podendo estes entrarem em contato com a equipe pelo e-mail informado acima.