A Diretoria de Inovação é o organismo responsável por conduzir a Política de Inovação da Universidade, em articulação com outras pró-reitorias. Ela tem o propósito de estimular pesquisadores da UFJF a converterem o conhecimento que geram em patentes, serviços tecnológicos e empreendimentos inovadores.

A Política de Inovação envolve ações para a prospecção de empresas que possam se utilizar das expertises da instituição. Tais atividades buscam fortalecer, principalmente, empresas situadas no entorno da UFJF ou que possam se instalar nele, para estimular o desenvolvimento regional.

A Diretoria foi constituída para integrar no mesmo ambiente institucional o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), as empresas juniores e equipes de competição, e as ações da Universidade junto às redes de inovação e empreendedorismo, além de iniciativas que visam a implantação do Parque Tecnológico da UFJF.