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Competências

Compete à Diretoria de Ações Afirmativas (DIAAF) da Universidade Federal de Juiz de Fora:

  • Estabelecer diretrizes que permitam a contextualização das ações da comunidade universitária frente à Política de Cotas para o ingresso no ensino superior para cursos de graduação, determinada pela Lei n. 12.711, 29 de agosto de 2012 (atualizada pela Lei 14.723, de 13 de novembro de 2023).
  • Adotar estratégias técnicas e político-institucionais que visem ao acompanhamento dos grupos de alunos cotistas, mediante o levantamento de dados diversos e o incentivo de oferta de políticas institucionais a serem mobilizadas por órgãos e agentes públicos da UFJF e da sociedade em geral;
  • Constituir e articular ações próprias à sensibilização e à mobilização da comunidade universitária para a convivência cidadã e social com as diversas realidades presentes na diversidade social (correlacionadas a gênero e sexualidade, à tradição das culturas, etnia e vulnerabilidade socioeconômica) atuando especialmente na diretriz da discriminação positiva, em todos os segmentos da Universidade;
  • Fomentar e consolidar o cuidado e a atuação no campo da acessibilidade física e psicológica das pessoas integrantes da Universidade, propiciando sua convivência integrada na comunidade universitária;
  • Assessorar órgãos diversos no planejamento e programação de ações que apontem para a atenção à vivência da diversidade na Universidade.
  • Promover condições para favorecer o acolhimento, a inserção e a permanência de estudantes e trabalhadores LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e outras) na Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Promover condições para que estudantes e trabalhadores com deficiência participem das atividades diversas e tenham acesso a produtos, serviços e informações dentro do ambiente acadêmico.
  • Criar e fomentar tanto a acessibilidade física e espacial, como a acessibilidade pedagógica, garantido, assim, a permanência de pessoas com deficiência nas mesmas condições oferecidas aos demais integrantes da comunidade acadêmica.