Desigualdade de Gênero

As Ações Afirmativas tem como objetivo a diminuição das desigualdades sociais e promoção da inclusão de grupos sociais historicamente privados de acesso à oportunidades. Dentro do ambiente da Universidade Federal de Juiz de Fora, quando se trata de Ações Afirmativas, o objetivo é garantir acesso e permanência desses grupos de interesse no âmbito da educação superior.
Embora seja maioria da população brasileira, as mulheres ainda enfrentam adversidades apenas por pertencerem ao gênero feminino. Mulheres sofrem constantemente assédios, e na maioria dos casos os agressores saem impunes; enfrentam ainda a desigualdade no mercado de trabalho, que mesmo tendo formação igual a de um homem recebe menos pela função exercida; são constantemente sobrecarregadas com a jornada de trabalho, a maternidade, os cuidados com a casa e a sua formação nas Universidades; mulheres pretas tem que lidar ainda com o racismo além de toda a problemática envolvendo a desigualdade de gênero; ademais ainda há a violência sexual e a violẽncia doméstica que estão presentes no cotidiano, bem como a vioência moral, psicológica e patrimonial a qual inúmeras mulheres são submetidas diariamente.
As Ações Afirmativas voltadas para as mulheres se faz necessário uma vez que garantir o acesso à educação superior é um dos meios de se combater a desigualdade de gênero em nosso país. Mulheres, pretas e de baixa renda estão cada vez mais presentes no ensino superior público, sendo assim, cada vez mais é preciso assegurar um espaço universitário que acolha suas necessidades.