Comissão conclui apuração de 92 denúncias de fraude nas cotas

A comissão de sindicância – organizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para apurar possíveis casos de fraude no sistema de cotas raciais – concluiu esta semana a análise de 92 denúncias. Do total de casos denunciados à Ouvidoria Geral da instituição,  17 foram acolhidos e encaminhados à Reitoria, para abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

As penalidades para estudantes que tentam burlar o sistema de cotas variam desde a perda do direito à vaga na UFJF até responder a processo judicial. As investigações da comissão visam a resguardar os direitos da população negra e de baixa renda, contemplada pela Lei 12.711/2012, a Lei de Cotas, alterada pela Lei 13.409/2016.

Confira a notícia completa aqui.