Reserva de vagas para pessoas com deficiência é novidade do sistema de seleção nesta edição (Foto: Géssica Leine)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), assim como todas as outras instituições federais de ensino superior, deve, por lei, destinar metade de suas vagas ao sistema de cotas ou ações afirmativas.

São cadeiras dedicadas a pessoas que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, subdivididas em oito outros grupos, conforme renda per capita familiar, raça ou grupo étnico e ocorrência de deficiência.

A reserva de vagas para pessoas com deficiências foi implementada pelo Governo Federal em dezembro de 2016. Por meio de instrumento legal, além dos grupos já existentes – A, B, D e E – foram criados novos quatro grupos – A1, B1, D1 e E1 – que atendem às ações afirmativas.